Notícias
GOVERNO DIGITAL
Aposentados passam a ter acesso mais fácil a serviços públicos na plataforma GOV.BR
A plataforma GOV.BR está evoluindo para oferecer aos cidadãos cada vez mais simplicidade e facilidade no acesso a serviços públicos. A novidade agora é a criação de um perfil de usuário voltado para aposentados ou para quem está próximo da aposentadoria. O novo perfil reúne, em um só lugar, todos os serviços e informações direcionados para esse público, com o objetivo de ajudar o cidadão a encontrar o que deseja em poucos cliques.
“Essa é mais uma solução personalizada do GOV.BR para auxiliar os aposentados brasileiros a terem acesso facilitado a serviços digitais na palma da mão”, destaca o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz. “Estamos aprimorando cada vez mais a experiência do usuário do GOV.BR, disponibilizando os serviços personalizados para cada momento da sua vida e deixando a navegação cada vez mais intuitiva”, destaca.
Jornada do aposentado
O novo perfil para aposentados no GOV.BR é constituído de oito momentos de vida, começando por “Preparando a documentação”, onde o usuário encontra os principais serviços que podem auxiliá-lo a reunir documentação complementar para dar entrada no pedido de aposentadoria, caso necessário. Entre os exemplos de serviços estão solicitar a certidão ou revisão de tempo de contribuição e emitir extrato de contribuição do CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais.
No momento “Vida de Aposentado”, o cidadão encontra serviços destinados à gestão de dados cadastrais que ele mesmo pode executar pela internet, como alterar local ou forma de pagamento, cadastrar ou renovar representante legal, entre muitos outros. Em “Aposentado no exterior”, o cidadão encontra o caminho para acessar serviços como atualização de dados e solicitação de revisões de benefícios.
“A apresentação de perfis no GOV.BR facilita a identificação dos usuários com o seu próprio momento de vida, tornando a comunicação de serviços mais instantânea, intuitiva e de fácil navegação. É de grande ajuda para diferentes níveis e perfis que acessam o portal único”, afirma o secretário de Modernização da Administração Federal da Secretaria Especial de Modernização do Estado, Leonardo Selhorst.
A plataforma GOV.BR já conta com cinco perfis de usuários. Além de Aposentado, podem ser acessados também Empreendedor, Trabalhador, Estudante e Motorista. Ao longo do ano, serão adicionados novos perfis.
Sobre o GOV.BR
O GOV.BR é a plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão, que reúne atualmente 4.900 serviços públicos. Mais de 134 milhões de pessoas já são usuárias do GOV.BR, o que equivale a 80% da população acima de 18 anos no país.
Por intermédio do GOV.BR, serviços de forte impacto econômico-social passaram a ser acessados de forma mais fácil, ágil e cômoda pela população, como as carteiras digitais de trânsito e de trabalho, Abono Salarial, Certificado de Vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), além do Valores a Receber, do Banco Central.