Notícias
PATRIMÔNIO DA UNIÃO
SPU lança a maratona Hackathon web3 – tokenização do patrimônio da União
A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) — órgão do Ministério da Economia responsável pela gestão do patrimônio da União — lançou mais uma iniciativa para a transformação digital dos seus processos de gestão e de relação com cidadãos. Em solenidade realizada no sábado passado (3/12), foi realizada a cerimônia oficial de abertura do Hackathon Web3 – tokenização do patrimônio da União, uma maratona que trata sobre educação e construção de soluções blockchain na web3 para os desafios da Administração Pública na gestão do patrimônio da União.
O objetivo é fomentar a educação sobre o tema da web3, e estimular a co-criação de soluções para desafios da Administração Federal nessa área. O tema principal envolve a tokenização de ativos da União em blockchain e casos de uso relacionados às seguintes atribuições legais da SPU: Caracterização e Incorporação, Destinação dos Bens da União e Gestão de Contratos.
A iniciativa conta com a parceria do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Escola Nacional de Administração Púclica (Enap), que uniram expertise com outros parceiros, a Flacso e a Fundação Celo.
Durante o período de 17 de novembro a 2 de dezembro, 500 inscritos participaram de workshops de conteúdo e de programação. Na fase atual, os participantes contam com suporte contínuo para o desenvolvimento de suas soluções e para tirar dúvidas. É uma oportunidade única de aprender e criar a partir da colaboração de diferentes agentes e pontos de vista. A atividade culminará com a apresentação das soluções até o dia 11 de dezembro, quando serão feitas as entregas dos projetos. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de dezembro, quando serão distribuídos R$ 150 mil entre os vencedores.
Solenidade
Participaram da solenidade de abertura, na sede do Serpro, a secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da União. Fabiana Rodopoulos; o secretário de Governo Digital, Fernando André Coelho Mitkiewicz; o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Césaro; a diretora de Altos Estudos da Enap, Flávia de Holanda Schmidt, o gerente-geral do escritório governo federal do Banco do Brasil, Thiago Braz; e a líder para América Latina da Fundação Celo, Camila Rioja.
Na ocasião, a secretária Fabiana Rodopoulos ressaltou a importância da parceria entre as instituições envolvidas em todo o processo. Segundo ela, “se trata de uma jornada de aprendizado, conhecimento e construção da ferramenta que será muito frutífera, não só na questão do patrimônio da União, mas em diversas outras áreas como meio ambiente e infraestrutura”, disse.