Notícias
SERVIÇOS
Servidores da Esplanada ganham espaço de trabalho compartilhado
Nesta terça-feira (27/12), um espaço moderno, dedicado ao trabalho compartilhado (coworking), foi aberto para o uso de servidores da Administração Pública federal. Com o nome de “Sala 360°”, o ambiente foi estruturado com computadores, laptops, espaços individuais, salas de reunião com TVs touch screen, espaço de descompressão, banheiros e uma copa. A sala, localizada no anexo do Bloco R (ao lado da portaria), na Esplanada dos Ministérios, foi pensada a partir de uma nova lógica de compartilhamento de espaços e prédios públicos, destinada a atender profissionais enquadrados, por exemplo, na modalidade de teletrabalho.
A secretária-executiva adjunta do Ministério das Comunicações (MCom), Flávia Duarte, comentou que o projeto é inovador e contou, ainda, com a iniciativa do MCom de desenvolver um aplicativo para a reserva das salas. “Começamos em 2020, quando firmamos nosso Plano de Transformação – o TransformaGov. Estávamos no primeiro ano da pandemia e queríamos implementar o Programa de Gestão (PG.MCom), que era importante porque o ministério tinha sido recém-criado e não tínhamos espaço para alocar fisicamente a equipe na época.”
O aplicativo mobile Sala 360° foi desenvolvido pela Subsecretaria de Planejamento e Tecnologia da Informação (SPTI) do MCom. O app, que já pode ser baixado na Apple Store e em breve estará disponível na Google Play, é primordial para o agendamento prévio do uso dos espaços. De simples utilização, os usuários poderão acessá-lo com seu cadastro no Gov.br, reservar os espaços e consultar as salas mais próximas e os próprios agendamentos já realizados.
Projetada pelas arquitetas Patrícia Brito e Ana Luiza Magalhães, do MInfra, a Sala 360° conta com infraestrutura completa e muitas cores nos ambientes. “Acho que é legal sair daquele monocromático que é a cor de ministério. Eu pensei na minha sala, aquele paredão branco, e pensei: quero algo diferente, pensado no bem-estar e no conforto visual”, compartilhou Patrícia. E a arquiteta teve o apoio que precisava. “A gente tentou inovar com cores e tecnologia para que as pessoas gostem de estar aqui, que elas tenham um ambiente de trabalho mais receptivo e possam trabalhar com mais eficiência”, reforçou o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MInfra, Nerylson Lima da Silva.
O projeto de modernização da gestão dos espaços foi viabilizado por meio de termo de adesão firmado entre os Ministérios das Comunicações (MCom), da Infraestrutura (MInfra) e da Economia (ME). Apesar de não ser a primeira sala do projeto, é a primeira inaugurada por dois órgãos ao mesmo tempo. “Essa sala já nasce compartilhada”, destacou a secretária-adjuntade Gestão do ME, Elise Sueli Pereira Gonçalves.
Palavra do servidor
A servidora pública Rita de Cássia da Silva Fernandes, que entrou no último concurso do MCom para a seleção de temporários e atua na área de licitação e contratos, ficou bem empolgada com o espaço: “vou usar muito! Vai ser a minha segunda casa. Gostei das cores, do espaço, do ambiente amplo. Bem diferente, moderno e agradável de ficar horas estudando, trabalhando e em reunião”.
E ela não foi a única. Pedro Guedes, do MInfra, se surpreendeu com a sala: “Ao mesmo tempo em que é um espaço agradável pra trabalhar em grupo, fazer dinâmicas e brainstorm, é ótimo também pra quem quer um espaço privado para focar no trabalho em um ambiente mais silencioso. Achei tudo muito bonito e moderno – destoa do que a gente entende como Administração Pública em geral”.
Confira o Termo de Uso e a Política de Privacidade da Sala 360º e o e-mail de contato para suporte: sala360@mcom.gov.br.
Rede de espaços compartilhados
As primeiras Salas 360º foram inauguradas em Florianópolis e Brasília. Idealizada pela Secretaria de Gestão (Seges) da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, o espaço nasceu dos esforços do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), que apoia os órgãos na modernização e simplificação administrativa.
No dia 21 de dezembro, outra Sala 360°, estruturada pela parceria entre o ME e a Controladoria-Geral da União (CGU), foi inaugurada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Brasília. A iniciativa faz parte do acordo do ME com outros cinco órgãos para oferecer ambientes dotados de infraestrutura adequada para o desempenho do trabalho de servidores públicos federais em todo o país.
*Com informações do Ministério das Comunicações