Notícias
GOVERNO DIGITAL
Identidade militar digital está disponível a policiais da PMDF na plataforma GOV.BR
Policiais militares do Distrito Federal já contam com a versão digital de sua Carteira de Identidade Militar na plataforma GOV.BR. O documento tem a mesma validade que o físico, com a praticidade do acesso na palma da mão através do celular no aplicativo GOV.BR. A identidade digital tem validade em todo o país e permite que o militar acesse seus dados sem a necessidade de ter o documento físico em mãos, o que garante mais segurança contra perdas e roubos.
Mais de 23 mil policiais militares ativos, da reserva e reformados poderão acessar o documento na versão digital. Resultado da parceria entre a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, com apoio do Serpro, a identidade militar junta-se a outros disponíveis na carteira do GOV.BR, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. O documento facilita o acesso a outros serviços públicos no aplicativo, como a Prova de Vida, que também está disponível no formato digital aos policiais distritais. A identidade está acessível ainda para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e os militares das Forças Armadas, tanto os da ativa quanto os da reserva.
“A versão digital da identidade militar é uma solução tecnológica inovadora que mostra nossa capacidade em atender às necessidades de todos os cidadãos de forma ágil e segura. O documento permite ainda a integração com a Prova de Vida e mais de 4 mil serviços disponíveis na plataforma, acessíveis a qualquer dia da semana e de qualquer lugar do país”, afirmou o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz.
“A identidade digital traz mais segurança de dados e também praticidade para o dia a dia. A inovação é um caminho sem volta e a corporação está atenta em possibilitar a comodidade em baixar o documento no celular com fácil acesso, além validar de forma legítima via QR Code”, informou a chefe do Departamento de Gestão de Pessoal da PMDF, coronel Ana Paula. “A Diretoria de Pessoal juntamente com a Diretoria de Telemática da PMDF estão em fase de implementação de forma a disponibilizar o benefício a todo efetivo da corporação. Vamos iniciar o projeto das identidades digitais, primeiramente aos formados no Curso de Formação de Praças IX e os atuais aspirantes a oficial e assim a Seção de Identificação irá fazer paulatinamente a inclusão das identidades digitais no sistema GOV.BR”, acrescentou.
Como acessar
Para acessar a Identidade Militar digital, é necessário baixar o aplicativo GOV.BR, disponível para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android. Na página inicial do aplicativo, precisa clicar em ‘Carteira de documentos’ e, depois, no ícone ‘+’, selecionar o documento desejado e clicar em "Adicionar documento". Logo depois, o documento aparece na carteira de documentos.
O documento digital no GOV.BR está disponível apenas para usuários que tenham níveis de identificação prata ou ouro na plataforma. Para aumentar o nível, o cidadão deve fazer o login com suas credenciais da internet banking ou realizar o reconhecimento facial no aplicativo. O reconhecimento das informações de identificação do militar só é realizado com policiais que já tenham emitido a carteira em policarbonato, por conta da digitalização dos dados.
O sistema exige uma revalidação do documento sempre que o militar é promovido ao próximo posto ou graduação. A validade para os alunos do curso em formação da PMDF segue até a conclusão do curso. Para os soldados, o documento terá três anos de validade, após esse período, será renovado por mais quatro anos. A partir daí, segue com a validação até sua promoção. Para os militares inativos, a identidade militar digital está condicionada à realização anual da Prova de Vida, que também está disponível digitalmente através do GOV.BR.