Notícias
GESTÃO
Economia inaugura Centrais de Atendimento de Pessoal em João Pessoa e Campo Grande
As Centrais de Atendimento de Pessoal do Ministério da Economia (Capes) em João Pessoa, na Paraíba, e em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, foram inauguradas na manhã desta quarta-feira (20/4), pela secretária de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, Danielle Calazans; pelo secretário de Gestão, Caio Castelliano; e pelo secretário adjunto de Gestão Corporativa, Bruno Silveira.
“Até o final do ano, teremos uma única fonte pagadora para os beneficiários de todo o país”, afirmou a secretária Danielle Calazans. “Já o atendimento será realizado pelas Capes inauguradas nos estados. Ambas as iniciativas fazem parte do pilar de centralização da gestão de pessoas do Programa Unifica”.
“Outro pilar”, continuou ela, “é a especialização das contratações, em que está inserido o projeto-piloto que estamos fazendo este ano, que prevê a redução do número de processos licitatórios estimada em 80%. Por fim, temos o pilar da otimização da ocupação do espaço físico, que tem sido capaz de gerar economia estimada em R$ 30 milhões”.
Danielle Calazans aproveitou para também destacar a importância dos Espaços Coworking que também têm sido inaugurados no âmbito do Programa Unifica – no contexto de expansão do trabalho remoto acelerado pela pandemia.
Para o secretário de Gestão, Caio Castelliano, “o trabalho remoto é um caminho sem volta. Por um lado, o Estado tem conseguido economizar e alcançado mais produtividade do servidor. Por outro, o servidor tem tido ganhos de qualidade de vida. Mas é fundamental que os recursos estejam sempre garantidos para que o trabalho seja realizado, e por isso a importância das Salas 360° – cujo acesso é permitido a todos os servidores federais – que estão sendo inauguradas no âmbito do Programa TransformaGov”.
Já o secretário adjunto de Gestão Corporativa, Bruno Silveira, destacou que o grande ganhador de todas as ações do Programa Unifica que estão sendo realizadas pelo país é o erário, e, portanto, ainda que indiretamente, a população brasileira. “Estamos conseguindo reduzir os gastos, seja com o atendimento de pessoal, com as contratações ou com a otimização dos espaços físicos”, salientou.
As Capes na Paraíba e no Mato Grosso do Sul serão responsáveis, respectivamente, pelo atendimento de aproximadamente 2.600 e 1.400 pessoas, entre servidores federais ativos, inativos, pensionistas e outros beneficiários. As inaugurações simultâneas, que contaram também com a presença de autoridades locais do Ministério da Economia e de órgãos federais parceiros, foram transmitidas ao vivo pela internet (foto) .
Na Paraíba, os secretários Danielle Calazans e Caio Castelliano participaram também da inauguração da Rede TransformaGov (Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado) no âmbito estadual. No Mato Grosso do Sul, o secretário adjunto Bruno Silveira conheceu a iniciativa do Programa Unifica de compartilhamento do edifício-sede do Ministério da Economia em Campo Grande com representações estaduais da Controladoria-Geral da União (CGU), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e de outros órgãos federais. Está em andamento estudo de viabilidade da implementação de painéis fotovoltaicos no mesmo edifício.
Com mais essas duas inaugurações, há Capes em funcionamento também em Alagoas, Bahia, Rio, São Paulo e Distrito Federal. Estão previstas inaugurações de 18 outras unidades em outros estados brasileiros até o final deste ano. Espaços Coworking já foram inaugurados no Espírito Santo e no Distrito Federal. Estão estando outros dois no DF, além de Rio, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Ceará.
* Crédito da foto: GRA-MS/SGC/ME