Notícias
FISCALIZAÇÃO
Obra é embargada em Maceió após acidente com pintor
Na tarde da última quarta-feira (21/07), auditores-fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRTb/AL) embargaram os serviços de pintura que estavam sendo realizados na fachada de um condomínio do bairro da Santa Amélia, na capital Maceió. No mesmo dia, pela manhã, um pintor que desempenhava suas atividades no prédio faleceu ao levar um choque elétrico e cair da cobertura do edifício de cinco andares.
A equipe de fiscalização esteve no local para iniciar a análise do acidente de trabalho e entrevistou trabalhadores e testemunhas, além de verificar as condições de trabalho e o estado de conservação dos equipamentos à disposição no local. "Já conversamos com o engenheiro responsável pela pintura da fachada do condomínio e a primeira medida foi o embargo total da obra devido ao risco grave e iminente à integridade dos trabalhadores", explica o auditor-fiscal do Trabalho Alexandre Sabino de Oliveira, um dos responsáveis pela análise do acidente.
Foi constatado que os trabalhadores não possuíam vínculo registrado em carteira de trabalho. A próxima etapa é a notificação da empresa para apresentação de documentos relacionados aos fatores que ocasionaram o acidente, que serão analisados pelos auditores-fiscais do Trabalho no curso da ação fiscal.
Fiscalização de Acidentes
A análise de acidentes de trabalho graves e fatais é tratada como prioridade pela Inspeção do Trabalho por consistir em importante ferramenta para o conhecimento dos riscos associados com as atividades laborais e para a identificação de medidas que tornem o ambiente de trabalho mais seguro, auxiliando na prevenção de novos eventos indesejados e na preservação da saúde, da segurança e da vida de trabalhadores e da população em geral.