Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
TransformaGov supera a marca de 50% de execução das ações pactuadas
O programa TransformaGov concluiu mais de 50% das ações pactuadas junto aos órgãos e entidades parceiros por meio de planos de gestão estratégica e transformação institucional. O balanço foi realizado ao final de agosto pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (ME). Até então, das 1.739 ações pactuadas com 75 órgãos e entidades federais parceiros, 877 foram concluídas.
O secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert, comemorou o alcance da marca: “O programa TransformaGov foi formalmente instituído em maio de 2020. Pouco mais de um ano depois, já conseguimos concluir 50% das ações previstas nos planos. Isso demonstra que a transformação institucional pode ser bastante célere e gerar impacto no serviço público”, avaliou.
Confira os órgãos que já aderiram ao TransformaGov
O programa apoia os órgãos da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional na implantação de um conjunto de soluções de simplificação e modernização administrativas para tornar a gestão dos órgãos federais mais rápida, moderna e eficiente. O TransformaGov concentra soluções em cinco dimensões: governança e gestão estratégica; processos; pessoas; infraestrutura e logística; e arranjos institucionais e estruturas organizacionais.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi a primeira entidade a concluir 100% das ações previstas no plano de trabalho do TransformaGov, em julho deste ano. Foram pactuadas 16 ações desde a celebração do compromisso, em outubro de 2020, entre elas a implantação do protocolo digital e do módulo “Requerimento” como ferramenta de autoatendimento. As iniciativas possibilitam que o servidor solicite de forma eletrônica um benefício ou alteração cadastral relacionada à sua vida funcional. Também foi adotado o Programa de Gestão, que permite gerir sua força de trabalho por entregas.
Além dos atuais parceiros, outros 40 órgãos estão elaborando seus planos de gestão estratégica e transformação institucional para também aderirem ao Programa. Entre as ações mais pactuadas com os órgãos estão a implantação do barramento do Processo Eletrônico Nacional para tramitação de documentos, adesão ao TáxiGov, Almoxarifado Virtual e o estabelecimento de metas de governança e gestão estratégica.