Notícias
GESTÃO
Instituições de ensino superior formalizam adesão ao TransformaGov
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) são as primeiras instituições de ensino superior a aderir ao TransformaGov – Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado. A formalização ocorreu nesta quarta-feira (15/9) em cerimônia realizada pelo Ministério da Economia (ME) e pela Secretaria Especial de Modernização do Estado, ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República (Seme/SG/PR).
“A adesão dessas instituições é um grande passo e marca o início de uma nova etapa no TransformaGov, que já está presente em 76 órgãos e entidades da Administração Pública Federal, com mais de 1.750 ações pactuadas e mais de 50% de iniciativas completadas”, comemora o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade.
Com o início deste novo momento de pactuação dos planos, o TransformaGov pode chegar a 110 instituições de ensino superior, entre universidades e institutos federais. Além do IFMG e da UFCAT, outras 20 entidades já negociam os desenhos de seus planos de transformação institucional no âmbito do programa.
“A adesão das instituições federais de ensino foi totalmente voluntária, o que expressa a compreensão de que o programa efetivamente transforma e moderniza as atividades-meio, para que as instituições de ensino possam se dedicar totalmente à educação”, destaca o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.
Para Roselma Lucchese, reitora da UFCAT – uma das mais novas universidades federais do país – o TransformaGov vai permitir o início das atividades a partir de uma gestão mais moderna, com ferramentas que possibilitem maior sintonia com os demais órgãos. “Naturalmente, nós prezamos pelo ensino, pesquisa, extensão e inovações tecnológicas, mas não podemos deixar de lado a melhoria dos processos”, complementa Kléber Gonçalves Glória, reitor do IFMG.
Os planos de ação do IFMG e da UFCAT se destacam pelas atividades relativas ao fortalecimento de Governança e Gestão Estratégica. As iniciativas vão se dar por meio da construção ou revisão de suas cadeias de valor e do planejamento estratégico contido em seus planos de desenvolvimento institucional, implantação do programa de gestão e desempenho e atividades de aprimoramento da gestão documental.
O programa – instituído para avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da Administração Pública federal – visa simplificar processos e conferir mais eficiência ao gasto público, de modo a permitir que os órgãos federais possam entregar maior valor à sociedade. O TransformaGov é implementado por meio de um Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT), que contém objetivos, produtos e entregas personalizadas para cada órgão ou entidade que formaliza sua adesão.