Notícias
GOVERNO DIGITAL
Gov.br implementa mudanças e fica ainda mais próximo do cidadão
Lançado há dois anos e reunindo hoje os 4,7 mil serviços do governo federal, a plataforma gov.br está mais próxima do cidadão e as mudanças já são perceptíveis para seus 112 milhões de usuários. O acesso aos serviços foi facilitado, disponíveis em destaque no topo da página inicial, para que o cidadão encontre o que precisa sem perder tempo. E as mudanças estão apenas começando.
O conteúdo está cada vez mais personalizado, pois o gov.br apresenta sugestões conforme o perfil de cada cidadão, com base no histórico de navegação do usuário na plataforma – por meio da inteligência artificial – em observância à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
“Nada mais lógico do que evoluir todos os dias, tornando o gov.br mais simples e fácil de utilizar. Quando assumimos, em janeiro de 2019, havia 1,8 milhão de pessoas ali cadastradas. Passamos a concentrar nele todos os sites e serviços do governo federal e agora ultrapassamos metade da população brasileira. É um marco”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “O gov.br promove relacionamento digital do governo com o cidadão e, com isso, melhora a Administração Pública e combate a burocracia”, acrescenta.
O gov.br soma mais de 3,3 mil serviços digitalizados – 71% do total existente. Até o final do próximo ano, a meta definida na Estratégia de Governo Digital é atingir os 100%.
“Hoje, com apenas um clique, os brasileiros têm acesso a serviços e informações essenciais para o exercício da cidadania. O resultado: um governo único para o cidadão”, reforça o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.
Personalização na prática
Um exemplo prático hipotético: João é pescador em Maragogi (AL). Ele procura no gov.br o serviço para realizar o Registro Geral da Atividade Pesqueira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao acessar informações detalhadas do serviço, decide realizar o cadastro para se regularizar na profissão de ‘pescador’.
A partir deste histórico, o gov.br passa a apresentar a João outros serviços relacionados à pesca – como solicitar Registro de Colônia de Pescadores. Isso é o resultado da inteligência artificial, que personaliza o gov.br para João, facilitando-lhe o acesso aos serviços de governo.
O empresário de comunicação baiano, Geraldo Vilalva Ribeiro, 76 anos, traz seu depoimento. “Recentemente precisei dos serviços do gov.br para fazer a prova digital de vida. Os serviços são excelentes, não tive nenhuma dificuldade, fiz rápido e o resultado foi o melhor possível.” Ribeiro vive atualmente em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, e conta ter recorrido às informações da plataforma. “Recomendo a todos os brasileiros que residam tanto no Brasil quanto no exterior: passem a usar esse serviço”.
Avanços acelerados como uma startup
O gov.br é umas das iniciativas aceleradas pelo programa Startup gov.br e desenvolvida em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O Startup gov.br foi lançado em março deste ano pela Secretaria de Governo Digital para tornar ainda mais efetiva a transformação digital do governo brasileiro.
Os esforços estão focados em projetos digitais de forte impacto no Poder Público, aplicando metodologias ágeis de trabalho, com equipes multidisciplinares, entregas mensuráveis e prazos definidos. Há equipes atuando nas mais diversas frentes no Startup gov.br, como regularização fundiária, transportes, assistência social e educação, com especialistas em tecnologia, ciência de dados e experiência do usuário, entre outros.
“Queremos aprimorar a experiência dos cidadãos que acessam serviços em canais digitais do governo por meio da simplificação e personalização de conteúdo”, ressalta a diretora Emmanuelle Oliveira, responsável pelas mudanças na plataforma do governo. “O gov.br tem o objetivo de aproximar o cidadão do governo, colocando-o no centro e construindo um relacionamento baseado na confiança e no empoderamento do usuário de serviços públicos.”