Notícias
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Secretaria de Previdência lança Guia de Economia Comportamental
A Secretaria de Previdência, por meio da Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar (SURPC), lançou nesta quarta-feira (12/5) o Guia de Economia Comportamental aplicada à Previdência Privada. A divulgação foi feita durante uma live promovida pela SURPC no canal da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). O objetivo do material é motivar os agentes do segmento de previdência complementar a utilizarem os elementos das ciências comportamentais para atrair e reter os participantes nos planos.
Para isso, o Guia reforça, por exemplo, a importância de se observar as diretrizes estabelecidas pela Resolução CNPC nº 32/2019 no que se refere à divulgação de informações para os participantes de planos administrados por Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Divulgar balanços e decisões importantes por meio de linguagem simples, além de propor mudanças no conteúdo, na linguagem utilizada e na abordagem visual de formulário de adesão e de extrato dos participantes seriam uma forma de simplificar a informação para o cidadão.
O secretário de Previdência, Narlon Gutierre, destacou que a SURPC tem se dedicado continuamente à educação financeira e previdenciária. “É uma agenda muito importante que se soma ao lançamento desse novo Guia. As entidades agora têm mais instrumentos para incentivar a participação do cidadão na previdência complementar, segmento muito importante para a proteção social” afirmou Gutierre.
A expectativa da SURPC é que o Guia seja um estímulo inicial para adoção das práticas sugeridas no ramo da economia comportamental pelas instituições que atuam no segmento de previdência privada brasileiro, uma vez que se tratam de intervenções simples a um baixo custo operacional, que podem trazer resultados significativos.