Notícias
FORÇA-TAREFA
Ação prende homem em flagrante no Rio de Janeiro
Um homem foi preso em flagrante, na última quarta-feira (28/4) no Rio de Janeiro, ao tentar sacar uma pensão por morte com documentação falsa. A ação da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista evitou um prejuízo de R$ 2,9 milhões, em valores que seriam pagos caso o esquema não tivesse sido descoberto. Esse cálculo considerou o tempo que o titular receberia o benefício, com base na expectativa de vida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por meio de análises realizadas pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, foi identificada adulteração em documentos apresentados no requerimento do benefício, com o intuito de comprovar união estável entre o requerente e a instituidora falecida. A ação teve o apoio do Departamento de Segurança Corporativa da instituição bancária.
A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é integrada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal e atua em conjunto no combate a crimes contra o sistema previdenciário e demais benefícios trabalhistas. Na Secretaria Especial, cabe à CGINT investigar e analisar os indícios de crime