Notícias
Política Econômica
SPE premia iniciativa que propõe criação de Programa de inserção social conectada ao mercado de trabalho
O secretário de Política Economia do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, entregou na manhã desta sexta-feira (19/11) certificados aos vencedores do 1º Prêmio SPE de Propostas de Políticas Econômicas – 2021. A ideia vencedora propõe a criação de um programa de inserção social conectada ao mercado de trabalho.
Segundo o secretário, a iniciativa permite que toda a sociedade brasileira possa contribuir na formulação de políticas econômicas. “Precisamos começar a elaborar políticas públicas para os custos de longo prazo dessa pandemia. Agradeço aos vencedores do prêmio, porque na minha opinião deram uma contribuição decisiva para isso”, afirmou Sachsida.
Precisamos começar a elaborar políticas públicas para os custos de longo prazo dessa pandemia. Agradeço aos vencedores do prêmio, porque na minha opinião deram uma contribuição decisiva para isso” Adolfo Sachsida
A proposta para a inserção dos trabalhadores vulneráveis: o programa de inclusão competitiva , foi elaborada por Adriano Pitoli, Josué Alfredo Pellegrini e Camila Yumy Saito. O seu principal objetivo é incentivar as empresas a contratarem pessoas em situação de vulnerabilidade. “A ideia é trazer um incentivo, um subsídio para as empresas por meio da redução da alíquota do INSS empregador”, explicou Adriano Pitoli.
De acordo com Pitoli, o subsídio será proporcional ao grau de dificuldade de competitividade do trabalhador, que será medido pelo tempo que ele passar desempregado. ”Exemplo: se um trabalhador está desempregado há seis meses você permite uma desoneração parcial da alíquota do imposto também por seis meses”, ilustrou. “Caso ele esteja fora do mercado de trabalho há 12 meses, significa que o seu grau de dificuldade de competitividade é maior, o que possibilita um subsídio maior. Isso permitirá que a empresa contratante não recolha o INSS patronal por 12 meses”, completou.
Prêmio
O Prêmio SPE foi criado com o objetivo de dar visibilidade e reconhecer propostas construídas sob evidência empírica, metodologia técnico-científica e de alto impacto para o desenvolvimento socioeconômico. Nesta primeira edição, foram recebidas propostas de todo o país, desde trabalhos focados na área de educação, finanças públicas e área ambiental.
A segunda edição do Prêmio SPE de Propostas de Políticas Econômicas começará a ser elaborada na próxima segunda-feira (22/11). Será mantido o foco amplo de participação, aberta aos mais diversos segmentos da sociedade, assim como a linha-mestra dos temas a serem abordados. Sendo eles: natureza econômica, como política agrícola e meio ambiente, políticas microeconômicas e regulatórias, financiamento de infraestrutura, política fiscal e política macroeconômica.