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Semana de Inovação aborda como as GovTechs podem contribuir para a transformação do Estado
A Semana de Inovação 2021 – maior evento de inovação em governo da América Latina – trouxe para o debate as possibilidades de transformação que as tecnologias desenvolvidas no setor privado podem promover se adotadas pelos governos. A mesa-redonda “GovTech e os caminhos para a transformação do Estado”, realizada na noite desta quarta-feira (10/11), contou com a participação de representantes dos setores público e privado. A moderação ficou a cargo do secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz.
Ao abrir o evento, o secretário destacou os avanços que o Brasil alcançou na transformação digital nos últimos anos, o que fez com que o Banco Mundial reconhecesse o país como um dos líderes em governo digital do mundo. No ranking geral, o Brasil é considerado o 7º GovTech mundial. Nesse contexto, Mitkiewicz explicou que o conceito de GovTech é entendido como uma “abordagem abrangente de governo digital com foco na modernização do serviço público”. Ele ressaltou a importância da união de esforços entre os setores público e privado para que soluções inovadoras cheguem até o cidadão.
Na sequência, o vice-presidente da Oracle para o setor público no Brasil, Bento Bueno, falou sobre o potencial de mercado das GovTechs (aqui entendidas como startups que trabalham com iniciativas voltadas ao serviço público) que está crescendo em todo o mundo. “As GovTechs têm papel preponderante para que se atinjam as expectativas que o cidadão tem”. Bueno também destacou os avanços do governo na agenda digital com o marco legal das startups, a promoção da cooperação entre os entes públicos e com o setor privado, e o incentivo a contratações pela Administração Pública de soluções inovadoras desenvolvidas por startups.
O gerente do Centro de Estudos de Tecnologias Web do NIC.br, Vagner Diniz, apontou que a experiência do usuário tem que ser o centro da transformação digital. “É muito mais do que informatizar o serviço. É passar a basear o serviço na experiência do usuário.” Ele pontuou ainda que todas as iniciativas voltadas ao digital devem seguir quatro características fundamentais: serem abertas, colaborativas, universais e acessíveis.
Já o gerente de soluções para indústrias da Huawei, Ricardo Mansano, afirmou que a população tem expectativas de que os governos adotem novas tecnologias para atender suas necessidades e as GovTechs podem ser parceiras na criação dessas soluções. Na visão dele, o uso de novas tecnologias pelo Estado passa por uma revisão dos processos, em que o governo tem que garantir a infraestrutura necessária, a conectividade da população e a segurança dos dados. “Cada vez mais vamos ter uma população com capacidade de envio e recebimento de informações muito grande e o serviço público vai ter que estar preparado para isso”, afirmou.
Governo como plataforma
O superintendente de Negócios de Governo Digital do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Gonçalves de Ávila, salientou o papel da instituição em promover a sinergia entre startups e setor público. Ele citou o programa “Serpro Booster” que coloca startups dentro da empresa para promover soluções digitais usando dados e serviços de governo. “Temos a missão de fazer o governo como plataforma uma realidade e, por isso, temos que mudar o nosso modelo de negócios e chamar a iniciativa privada”, complementou.
Ávila citou ainda alguns serviços públicos em que houve a intervenção no modelo de negócio, como aqueles que envolvem motoristas (que hoje contam com a Carteira de Trânsito Digital e a transferência eletrônica de propriedade de veículos, por exemplo) e sobre o Embarque Mais Seguro nos aeroportos, que usa a tecnologia do GOV.BR de reconhecimento facial. “Não é só tirar do papel, é promover ao cidadão o melhor serviço público”, finalizou.
Transformação digital
A digitalização dos serviços públicos para facilitar e simplificar a vida dos cidadãos já é uma realidade no governo brasileiro. Por meio do GOV.BR, 115 milhões de usuários cadastrados podem acessar mais de 3,4 mil serviços digitais, o que corresponde a 72% do total. A meta do governo federal é atingir 100% até o fim de 2022 e a ampliação da oferta de serviços digitais pelas instituições de ensino é fundamental para o alcance desse objetivo.
Diante desse contexto, a Semana de Inovação promoveu o painel “Transformação Digital nas Instituições Federais de Ensino Superior”, realizado na terça-feira (10/11). Durante a atividade, o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz, destacou a importância do diálogo entre o governo e as instituições para traçar linhas de ações efetivas
“A gente anunciou recentemente a marca de 1.500 serviços digitalizados desde 2019. Agora nós temos mais 1.400 serviços para digitalizar até 2022 e a maior parte deles é relacionada à área de educação. Temos que discutir estratégias de como podemos firmar parcerias, otimizar recursos e compartilhar soluções para traçarmos linhas de ação bastante efetivas”, disse.
Semana de Inovação
Chegando na sétima edição com o tema “Ousar Transformar”, a Semana de Inovação é um evento organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Ministério da Economia, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), visando reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro.
Os debates do evento sobre governo digital continuam. Nesta quinta-feira (11/11), às 17 horas, haverá o painel “Governo Digital hoje ou amanhã?”, com a presença do secretário Fernando Coelho Mitkiewicz; da coordenadora colombiana em inovação pública, Aura Cifuentes; e do consultor britânico Mike Bracken, referência em gestão digital no Reino Unido. As inscrições continuam abertas.
Acesse a programação da Semana de Inovação 2021