Notícias
INTERNACIONAL
Emirados são “parceiro ideal” para o Brasil, diz Guedes em Dubai
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira (15/11), em Dubai, que o Brasil espera formar uma parceria com os Emirados Árabes Unidos para aumentar as trocas comerciais e atrair investimentos daquela região. Durante a abertura do Invest in Brasil Forum 2021 , com a participação do ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Abdulla Bin Touq Al Marri, ele destacou a “capacidade de reciclagem dos petrodólares” dos árabes e apontou como isso pode se transformar em uma parceria vantajosa para os dois países.
A capacidade de investimento demonstrada aqui nos últimos 40 anos, criando toda essa riqueza a partir da reciclagem dos petrodólares, é o que nós precisamos no Brasil. Nós precisamos dessa parceria no Brasil. Nós precisamos dessa capacidade de reciclagem”, Paulo Guedes
“Vendo tudo isso aqui, como no meio das areias do deserto toda essa riqueza emergiu, (os Emirados) são sócios ideais para os recursos naturais que nós temos no Brasil. A capacidade de investimento demonstrada aqui nos últimos 40 anos, criando toda essa riqueza a partir da reciclagem dos petrodólares, é o que nós precisamos no Brasil. Nós precisamos dessa parceria no Brasil. Nós precisamos dessa capacidade de reciclagem”, afirmou o ministro.
Guedes lembrou que os Emirados já possuem relações de investimentos no Brasil, citando a participação do fundo Mubadala Investment Company no Porto de Açu e na Linha Amarela do metrô do Rio de Janeiro, e destacou que, em breve, o Brasil privatizará o Porto de Santos. “Então, a participação dos Emirados no Brasil já é notável, já é importante, e pode aumentar muito nos próximos anos”, afirmou.
Ele afirmou que o Brasil prossegue com as reformas estruturantes – um Banco Central independente, os gatilhos fiscais, o marco regulatório do gás natural, do petróleo e das ferrovias, entre outras – e fazendo uma transformação, com uma grande mudança de eixo, que pode ter a participação dos Emirados. “O governo brasileiro gastava muito e gastava mal. Privilégios com a Previdência Social, muitos juros – a economia era o paraíso dos rentistas e o inferno dos empreendedores. Agora o Brasil está virando um paraíso para os empreendedores. Os juros estão mais baixos, a economia está crescendo mais rápido, e o eixo de crescimento vai ser o setor privado. Essa é a grande transformação que nós faremos”, disse o ministro.
Vocação milenar
Segundo Guedes, o outro grande eixo que vai selar as relações entre os Emirados e o Brasil é a mudança no eixo do crescimento mundial, já que o novo polo de crescimento do mundo está no Oriente Médio e na Ásia. “Vocês têm uma vocação milenar para comércio e finanças. É uma vocação milenar e o Brasil precisa desse eixo. Vocês são o nosso hub (centro de conexão) de exportação à Ásia e, da mesma forma, o hub de reciclagem desses petrodólares, desses recursos, em direção às Américas”, comentou.
Ao final, Paulo Guedes reforçou o convite aos árabes, explicando que o Brasil espera atingir meio trilhão de dólares de comércio em 2021, porque o país está retomando a abertura da economia novamente, depois de ter se tornado, por alguns anos, “uma das economias mais fechadas do mundo”. “Então, esperamos que esta parceria seja bem sucedida. Admiramos muito o sucesso que vocês tiveram em criar toda essa riqueza nas areias do deserto, uma terra difícil de trato, e o Brasil espera de braços abertos os seus investimentos”, afirmou.
Invest in Brazil Forum
O Invest in Brasil Forum é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em paralelo à Expo Dubai, com o apoio da Dubai Chamber of Commerce & Industry, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Expo Dubai
A Expo Dubai é a edição atual da Exposição Universal, um evento itinerante realizado a cada cinco anos, com destaque para os pavilhões dos países participantes. A atividade seria realizada em 2020, mas foi adiada devido à pandemia da Covid-19. Este ano, ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo para explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos.
* Com informações da Apex-Brasil e Agência Brasil
🇦🇪🇧🇷| “Vendo aqui os Emirados, esta demonstração de capacidade de reciclagem dos petrodólares, vendo tudo isso aqui, esta riqueza que emergiu no meio das areias do deserto: são sócios ideais para os recursos naturais que nós temos no Brasil”, diz o ministro Paulo Guedes. pic.twitter.com/vvZFCLgpbv
— Ministério da Economia (@MinEconomia) November 15, 2021