Notícias
EMPREENDEDORISMO
Ministério e CNI estruturam parceria para simplificar acesso das MPE’s a serviços financeiros
Auxiliar o empreendedor em sua estratégia de desenvolvimento, possibilitando a ele o acesso a produtos e serviços financeiros de forma totalmente digital e com reduzidos custos de transação. Este é o objetivo principal da parceria que vem sendo estruturada entre a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Programa de Simplificação do Acesso Digital a Produtos e Serviços Financeiros para o Microempreendedor Individual-MEI (CredMei) e Micro e Pequenas Empresas-MPE (CREDMPE) é uma iniciativa de transformação digital conduzida pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe/Sepec/ME) para promover a coordenação entre governo e ofertantes de soluções financeiras.
Seu principal mote é facilitar o encontro entre as instituições financeiras e os pequenos negócios, por meio da digitalização do processo de busca por soluções financeiras. A solução está integrada ao portal Empresas e Negócios, antigo Portal do Empreendedor.
Assim, por meio do CredMei e do CREDMPE, a indústria poderá solicitar – de forma totalmente eletrônica – produtos e serviços financeiros oferecidos pelas instituições financeiras e pelas instituições de pagamento credenciadas ao Programa. Com isso, se tornará o canal digital que aproximará empreendedores e ofertantes de soluções financeiras.
Atualmente, são mais de 100 instituições credenciadas, dentre elas bancos oficiais, bancos de desenvolvimento, cooperativas financeiras, fintechs e empresas simples de crédito.
Parceria
A parceria com os Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC/CNI) visa fortalecer a indústria e promover o desenvolvimento econômico-social, além de aumentar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios.
Os NACs são uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações das Indústrias, que, desde 2015, contribui para o desenvolvimento do setor industrial brasileiro e apoia as empresas e empreendedores para encontrar as linhas de financiamento que podem possibilitar o aumento da competitividade do seu negócio. Os Núcleos estão presentes nas federações das indústrias dos estados.