Notícias
EMPREENDEDORISMO
Ministério da Economia e Mercado Livre se unem para promover o artesanato brasileiro
No Dia Internacional da Mulher (8/3), a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia (Sempre/Sepec/ME) – por meio de seu Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) – e a empresa de mercado eletrônico Mercado Livre iniciam uma parceria inédita para democratizar o comércio do artesanato e o acesso aos meios de pagamento para artesãs e artesãos de todo o Brasil. A ação contará com algumas iniciativas de formação ao longo do mês de março e pretende promover produtos artesanais brasileiros dentro do marketplace.
A parceria visa apoiar a inclusão de artesãos cadastros no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) no Mercado Livre, dar visibilidade aos seus produtos para o consumidor da plataforma e, assim, potencializar a geração de trabalho e renda. São mais de 163 mil artesãs e artesãos cadastrados no programa sendo, desse total, 76% do sexo feminino.
Numa primeira fase do projeto, coordenadores estaduais de artesanato, representantes da Confederação Nacional de Artesanato, e gestores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nas unidades da Federação serão mobilizados para que conheçam o ecossistema de soluções do Mercado Livre. Além disso, no dia 15 de março será realizado um webinar ao vivo e gratuito que irá apresentar às artesãs e aos artesãos como obter bons resultados vendendo seus produtos pela plataforma.
Para Antonia Tallarida, subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, a ação é muito importante neste período de pandemia, em que as artesãs e artesãos tiveram que deixar de expor e vender seus trabalhos. “A parceria com o Mercado Livre não apenas traz visibilidade nacional para o belíssimo trabalho do artesanato brasileiro, como também ajuda os empreendedores a alcançar novos mercados em tempos de distanciamento social”, afirmou.
Na opinião da gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, Laura Motta, “a ação reforça o compromisso do Mercado Livre em democratizar o comércio eletrônico e impulsionar o consumo de impacto positivo, oferecendo ferramentas para a inclusão digital e financeira de empreendedores de todo o país".
Sobre o Programa do Artesanato Brasileiro
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que busquem valorizar o artesão brasileiro – elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico – além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.
As ações do Programa possibilitam a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, a partir da constatação de que a atividade é disseminada em todo território nacional, possuindo variações e características peculiares conforme o ambiente e a cultura regional.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é uma companhia voltada à tecnologia para e-commerce e serviços financeiros, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet, com as seguintes áreas de negócios: o Marketplace mercadolivre.com, a fintech Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Livre Veículos, Imóveis e Serviços, Mercado Ads e Mercado Shops.
Webinar Como turbinar suas vendas no Mercado Livre
Data: 15/03/2021
Horário 10h às 11h30
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=TcgCo1Kpsss&feature=youtu.be