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EMPREENDEDORISMO
Ministério da Economia celebra o Dia do Artesão com novidades para o setor
Em evento virtual realizado nesta sexta-feira (19/3), em comemoração ao Dia do Artesão, a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) – em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – anunciou um plano de ação com iniciativas que vão se estender até o final do ano de 2022 e beneficiar mais de 163 mil artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
Por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), ainda para o ano de 2021, estão programadas ações como a continuidade e apoio às feiras nacionais – que vão acontecer em Brasília, Olinda e Belo Horizonte, a realização de diagnóstico do artesanato brasileiro, e a apresentação de levantamento das necessidades e problemas que atingem o setor artesanal. Este estudo será realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contribuirá para o aperfeiçoamento da política pública e das ações destinadas ao aumento da produtividade e competividade do setor.
Ainda será lançada a publicação “Aprendendo a Exportar Artesanato”, trazendo conteúdo voltado para o aprendizado dos procedimentos de exportação, de forma a fomentar maior participação do artesanato no mercado internacional.
Também foi firmada, no início de março, parceria com o Mercado Livre – empresa especializada em e-commerce e serviços no Brasil e no mundo – para a criação de uma loja do Programa do Artesanato Brasileiro na plataforma, o que proporcionará novos negócios e mais visibilidade ao artesanato brasileiro.
Para a subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe/Sepec/ME), Antônia Tallarida, esse é um passo muito importante para o fortalecimento do artesanato brasileiro, nessa iniciativa que une a Sepec e o Sebrae – parceiro constante. “Vamos criar condições para o crescimento dos artesãos por meio de acesso a mercados, feiras, rodadas de negócios, formalização, capacitação, crédito e outras oportunidades que poderão estimular positivamente o setor e a economia do país,” ressaltou.
Antônia Tallarida afirmou que o artesanato é uma das mais ricas formas de expressão da cultura e do poder criativo de um povo. “De Norte a Sul do país, o artesanato brasileiro tem características diferenciadas, cada qual com a influência de suas comunidades locais e matérias primas de cada região. Nos últimos anos, tem-se agregado a esse caráter cultural o viés econômico, com impacto crescente na inclusão social, geração de trabalho e renda”, disse a subsecretária.
Também estão previstas ações como seminários, capacitações, workshops, oficinas e encontros; identificação, revisão e aperfeiçoamento de marcos legais; implantação do Selo do Artesanato Brasileiro; assinatura de memorando de entendimento Brasil/outros países; lançamento da Carteira Nacional do Artesão; assinatura de memorando de entendimento Brasil/Colômbia/Laboratórios técnicos; criação do Portal do Artesanato; formação de grupos consultivos e promoção comercial.
Em sua fala durante o evento, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destacou o grande desafio em reforçar o reconhecimento do artesanato brasileiro no mercado internacional. “Nós precisamos ter uma plataforma de exportação e o artesanato é um dos carros-chefes. Com isso nós vamos conseguir colocar a micro e pequena empresa como exportadora”, afirmou.
Programa do Artesanato Brasileiro
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi criado por decreto em 21 de março de 1991. Originalmente vinculado ao Ministério da Ação Social, o PAB tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão brasileiro, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.
Nesse sentido, são desenvolvidas ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, ao aproveitamento das vocações regionais, à preservação das culturas locais, à formação de uma mentalidade empreendedora e à capacitação de artesãos para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais brasileiros.
As ações do Programa possibilitam a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, a partir da consideração de que a atividade é disseminada em todo território nacional, possuindo variações e características peculiares conforme o ambiente e a cultura regional.
Evento
Participaram do evento, pelo Ministério da Economia, a subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, Antônia Tallarida, e o coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato e do PAB, Fábio Silva.
Já pelo Sebrae, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; o diretor do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Cesar Rissete; o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior; o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta; e a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros.