Notícias
MODERNIZAÇÃO
Inmetro lança seu Planejamento Estratégico 2021-2023
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Carlos Da Costa, participou, nesta quinta-feira (4/4), do Lançamento do Planejamento Estratégico 2021-2023 – Construindo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) 4.0, que estabelece os compromissos do Instituto em se adaptar às intensas e rápidas transformações pelas quais a sociedade vem passando.
O documento é o produto final de um processo que durou 10 meses e teve quatro etapas básicas: a definição da missão do Inmetro; a definição da estrutura de macroprocessos finalísticos; a análise estratégica e a formulação estratégica, com a definição de objetivos, metas e indicadores, e foi construído pelos servidores do Instituto, com auxílio de representantes do Ministério da Economia, de outros órgãos governamentais e do setor produtivo.
Durante sua apresentação, o secretário especial destacou que o governo federal não pode mais ser obstáculo para que o setor privado produza, cresça, seja competitivo e vença a batalha pela inovação, pelo atendimento ao cliente e por produtividade. “O Inmetro está absolutamente capacitado para esse novo momento, que traz desafios extraordinários: desafios de ciência e tecnologia, operacionais, de pessoas de talentos. Desafios de buscar mais recursos. E vocês podem contar conosco para que esses desafios sejam vencidos”, declarou Carlos Da Costa.
O secretário especial reforçou que o Ministério da Economia está à disposição para apoiar o Inmetro, assim como reconhece que o Instituto continuará à disposição do setor produtivo, para apoiá-lo.
Em sua fala, o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, ressaltou que a visão de futuro da instituição para 2030 é ser reconhecido pelo setor produtivo e mercado como uma caixa de ferramentas para superação dos desafios da sociedade 4.0. “O grande desafio para nós agora é a gestão estratégica, para que não fique na prateleira. Um planejamento não pode ser feito como uma obrigação a ser cumprida ou um item a ser marcado. Com isso, o que nós, do Inmetro, nos propusemos a fazer é ter um planejamento que vai funcionar. E, se daqui a alguns anos, vocês, do setor produtivo, pensarem que precisam do Inmetro ao necessitar uma ferramenta, nós cumprimos nossa missão e o nosso propósito”, destacou.
Assista a íntegra do lançamento.