Notícias
GESTÃO
Ministério lança ferramenta digital para aprimorar gestão de obras públicas
O governo federal deu mais um passo para aprimorar a gestão das obras públicas ao lançar, no último dia 7 de maio, o novo módulo de empenhos no Cadastro Integrado de Projetos de Investimento (Cipi). Antes da criação da ferramenta, a vinculação entre os dados financeiros e os dados de execução física desses investimentos em infraestrutura não era digital.
Lançado em janeiro deste ano, o Cipi é uma solução tecnológica desenvolvida para centralizar as informações sobre a execução de investimentos em infraestrutura. O objetivo é modernizar e aprimorar a gestão das obras públicas do governo federal, uma vez que cada investimento em infraestrutura terá um número identificador único, por meio do qual será possível acompanhar toda a execução desses investimentos.
“Com a entrega desta nova solução, parte do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), será possível realizar empenhos novos, alterar e anulá-los, garantindo, assim, melhor gestão dos recursos públicos utilizados em obras”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (ME), Caio Mario Paes de Andrade.
O Cadastro Integrado de Projetos de Investimento possibilita localizar os investimentos a partir de um Identificador Único; conhecer a localização dos investimentos com recursos federais; ter uma visão clara sobre a situação desses investimentos, e conhecer o volume de recursos empregados em cada investimento.
Os próximos passos do Cipi são as entregas das funcionalidades de liquidação e pagamento e, também, o desenvolvimento do módulo de acompanhamento da evolução física. “Em nosso planejamento, também está previsto o desenvolvimento de painéis abertos para possibilitar o acompanhamento das obras por todos os cidadãos”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.