Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Cinco capitais e 13 unidades da Federação passam a integrar a Rede gov.br
A Rede Nacional de Governo Digital – a Rede gov.br – passa a contar com a adesão de mais um estado e uma capital: Ceará e Recife (PE). Agora já são cinco capitais e 13 Unidades Federativas (UFs) integradas à Rede, pela qual experiências na transformação digital dos serviços públicos são compartilhadas. Erros e acertos, metodologias de trabalho e engajamento das equipes, tecnologias disponíveis, tudo isso é partilhado entre os gestores e demais profissionais que disseminam a digitalização Brasil afora.
O governo federal criou a Rede gov.br há dois anos. “Desde então, viemos trocando experiências com os entes federados e outros participantes para criar um ambiente colaborativo permanente e impulsionar a transformação digital em todo o país”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.
Um dos eixos da Estratégia de Governo Digital 2020-2022 – o de Governo Integrado – prevê justamente a integração de dados e serviços da União, estados, Distrito Federal e municípios. “Visamos ampliar a oferta de serviços e reduzir custos, principalmente para o cidadão. Esse avanço retira das pessoas o ônus do deslocamento e da apresentação de documentos, quaisquer que sejam, para terem solucionadas suas demandas por serviços”, pontua o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.
Ao todo, há 33 municípios, entre eles, as cinco capitais – além de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e Teresina (PI) – já integrados à Rede gov.br. Os estados que aderiram são Amazonas (AM), Amapá (AP), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Pernambuco (PE), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), além do Distrito Federal (DF).
“É importante estar em contato com outras cidades e estabelecer uma rede de interlocução que permita a troca de ideias e a elaboração de alternativas que sejam capazes de transformar o acesso ao serviço público. A Prefeitura de Recife já conta com plataformas digitais voltadas para o acesso público de serviços e, em breve, contará com o Plano Municipal de Transformação Digital. O plano integrará as rotinas e processos internos e abrirá novas frentes digitais que poderão ser acessadas pela população”, explica o secretário-executivo de Transformação Digital de Recife, Rafael Figueiredo.
10 passos para a transformação digital
No último ano, os participantes da Rede gov.br passaram a contar com o Guia prático: 10 passos para a transformação digital – uma compilação desenvolvida pelo governo federal com as experiências bem-sucedidas na digitalização dos serviços públicos no país. O objetivo foi inspirar e apresentar atalhos aos demais entes federados.
Conheça os 10 passos:
1. Monte um time dedicado e invista na governança;
2. Institucionalize a estratégia;
3. Delimite o universo;
4. Tenha um plano de longo prazo (mas comece pelos serviços pequenos);
5. Construa uma estratégia digital unificada (mas valorize os setoriais);
6. Pense no todo, mas busque entregas rápidas;
7. Abrace o mínimo viável (e escute os usuários, sempre);
8. Priorize a nuvem;
9. Esteja aberto a parcerias;
10. Comunique o tempo todo.