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Recadastramento anual remoto na Marinha completa a transformação digital nas Forças Armadas
O Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha iniciou, em 23 de junho, projeto-piloto para recadastramento anual remoto pelo portal gov.br. A prova de vida digital, realizada pelo aplicativo do Meu gov.br, completa a integração das Forças Armadas do Brasil na modernização do serviço. O recadastramento digital na Marinha segue o mesmo procedimento realizado pelos demais servidores públicos civis, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS).
Para realizar a prova de vida digital, o veterano ou pensionista da Marinha precisa ter sua biometria cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e baixar o aplicativo Meu gov.br em seu celular. A comprovação é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo. Atualmente, cerca de 55% do público-alvo – o que corresponde a 77 mil veteranos e pensionistas – já possui o cadastro biométrico.
“A digitalização do serviço de recadastramento anual permite melhorias no atendimento aos beneficiários com maior agilidade, comodidade e segurança, tendo em vista, especialmente, os cuidados em saúde com este público”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “O Gov.br veio para simplificar e modernizar a relação entre a Administração Pública e todos os brasileiros que precisam fazer a prova de vida”, completa.
O projeto-piloto contempla, a princípio, os aniversariantes dos meses de maio e junho, totalizando 5.706 beneficiários, e terá a duração de 30 dias. A Marinha divulgou em sua página na Internet vídeos institucionais com orientações sobre como utilizar o aplicativo. “Começamos a inovar no setor público entregando bons resultados e aprimorando o relacionamento com o cidadão por meio do digital, tudo isso através de equipes capacitadas e engajadas neste propósito”, comemora o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.
A prova de vida digital realizada por meio do Gov.br é uma alternativa ao comparecimento presencial na agência bancária que o beneficiário recebe o provento ou a pensão. A comprovação é feita por meio da biometria facial, conforme instruções presentes no aplicativo Meu gov.br, pelo qual é possível também acompanhar a situação da prova de vida e obter o comprovante.