Notícias
reconhecimento
Paulo Guedes participa de homenagem póstuma ao economista Carlos Langoni
O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou nesta sexta-feira (9/7) do webinar Histórias, Conquistas e Legado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Uma homenagem ao economista e ex-presidente do Banco Central Carlos Langoni –, que faleceu no início do mês passado, vítima da Covid-19. Em sua fala, Guedes destacou o papel relevante de Langoni na construção da Nova Lei do Gás Natural. “Essa lei é um legado dele e os seus efeitos serão sentidos muito brevemente”, afirmou.
“Ele começou de forma extraordinária com o papel da educação na capacidade de crescimento do país, na distribuição de renda. E terminou a vida com uma contribuição extraordinariamente relevante, a possibilidade de reindustrializar o Brasil em cima de energia barata, com um choque de desregulamentação”, disse Paulo Guedes.
O evento, que ocorreu de forma remota, reuniu economistas de destaque que conviveram pessoalmente e profissionalmente com o homenageado e compartilharam experiências e lições deixadas pelo ex-presidente do BC para o desenvolvimento econômico do país.
O ministro também ressaltou o papel que Carlos Langoni teve no início de sua vida. O economista foi o primeiro brasileiro a obter o título de Doutorado em Economia na Universidade de Chicago, por onde também passou Paulo Guedes. “Eu devo a ele essa oportunidade decisiva na minha vida, à sua generosidade e ao seu otimismo. Sinto muita falta dele”, afirmou Guedes.
“Queremos deixar essa homenagem para o nosso amigo e celebrar essa inspiração que ele foi para todos nós. Deixar este testemunho da força do conhecimento. Ele foi um representante brilhante de como o conhecimento pode ajudar o nosso país”, concluiu Guedes.
Participaram do webinar o presidente da FGV, Carlos Ivan Leal; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto; o presidente do Conselho de Administração na Petrobras Distribuidora, Edy Luiz Kogut; o ex-ministro da Fazenda e Conselheiro da FGV, Ernane Galvêas; o diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados na Safra, Joaquim Levy; o membro do Conselho de Administração da Vale, Roberto Castello Branco; além de professores da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE). O seminário foi moderado pelo diretor da EPGE, Aloisio Araujo, e pelo vice-diretor Rubens Penha.