Notícias
INVESTIGAÇÃO
Receita Federal e Polícia Federal combatem organização criminosa ligada ao tráfico e à lavagem de dinheiro em Mato Grosso do Sul
Foi deflagrada pela Receita Federal do Brasil e pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (21/1), a operação Viagem Santa, visando desarticular uma organização criminosa suspeita de cometer crimes como tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.
As investigações tiveram início com a apreensão de 556 quilos de pasta base de cocaína em um ônibus, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Dourados (MS), na BR-163. Os trabalhos identificaram um grupo de pessoas responsáveis por transportar entorpecentes de Dourados até São Paulo, sob a alegação de que um pagador de promessas estava bancando todos os custos da viagem, conseguindo pessoas para viajarem para a cidade de Aparecida, em São Paulo.
Além do tráfico de entorpecentes, verificou-se que alguns dos investigados movimentavam valores incompatíveis com os rendimentos declarados, além de terem omitido rendimentos e a propriedade de bens móveis e imóveis – o que pode caracterizar sonegação fiscal e lavagem de dinheiro
Desde as primeiras horas da manhã, estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão temporária e 15 mandados de sequestro e decretação de indisponibilidade de bens de investigados.
Participam das buscas, pela Receita Federal, cinco auditores fiscais e quatro analistas tributários. As medidas estão sendo cumpridas nos municípios de Dourados e Deodápolis, ambos no Mato Grosso do Sul.
O nome da operação faz referência a história contada pela organização criminosa para angariar pessoas que se dispusessem a realizar a viagem entre Dourados e São Paulo.