Notícias
COVID-19
PrevBarcos do INSS retomam missões no estado do Amazonas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma, a partir do dia 22 de fevereiro, as missões dos PrevBarcos Manaus Flutuante 1 e 2. As viagens foram suspensas em 19 de janeiro deste ano devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no estado do Amazonas. As missões do PrevBarco AM 1 estarão de volta no município de Boca do Acre. Já as viagens do PrevBarco AM 2 retomam os trabalhos em Guajará.
As unidades móveis flutuantes da Previdência Social prestam os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS. Atualmente, o Instituto conta com cinco dessas embarcações. Além das duas que navegam nos rios do estado do Amazonas, há duas no Pará e outra em Rondônia. Juntos, os barcos possuem capacidade para realizar até 300 atendimentos por dia.
O cronograma de viagens contempla os municípios a serem atendidos no decorrer deste ano, conforme viabilidade de navegação dos rios do estado do Amazonas. Embora o cronograma tenha sofrido atraso de aproximadamente um mês, as embarcações cumprirão o roteiro de viagens a todas as localidades agendadas inicialmente.
Medidas de proteção
O INSS organizou um protocolo de proteção e afastamento de servidores e segurados para evitar o contágio pelo novo coronavírus nos PrevBarcos. Foram instalados anteparos de acrílico nos guichês de atendimento e nas mesas dos peritos médicos.
Os servidores recebem equipamentos de proteção individual: máscaras, aventais e luvas descartáveis. Há, ainda, o atendimento a protocolos rígidos de higienização das instalações, como o uso obrigatório de máscara e a oferta de álcool em gel. Os segurados esperam sua vez em tendas ou espaços externos e abertos, ao lado de fora da embarcação, onde aguardam sentados em cadeiras distanciadas entre si.