Notícias
GESTÃO
TransformaGov conta com 44 novas adesões e redes formadas em nove estados em 2021
Somente este ano, o Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) – instituído pelo Decreto nº 10.382/2020 – teve a adesão de 44 órgãos e instituições do governo federal. Ao todo, 109 órgãos e instituições já estão contemplados pelo programa. Já a Rede TransformaGov foi criada em mais nove estados em 2021, reunindo, em cada um deles, as respectivas representações administrativas regionais de diferentes órgãos e entidades. No total, já foram criadas 19 redes nos estados brasileiros.
O TransformaGov tem como objetivo avaliar e modernizar a gestão estratégica implementada em toda a Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional. O programa oferece aos participantes um conjunto de soluções de curto e médio prazo a fim de desenvolver planos de aprimoramento gerencial, novos arranjos e eficiência organizacional. Concede apoio técnico a órgãos e instituições nas áreas de governança e gestão, processos, estruturas organizacionais, infraestrutura e logística, e gestão de pessoas.
Neste ano, aderiram ao TransformaGov a Força Aérea Brasileira, a Marinha do Brasil, bem como fundações, museus, institutos e centros de tecnologia e pesquisa. “Entre os destaques das adesões estão 19 Instituições Federais de Educação Superior, que aderiram voluntariamente”, afirma a secretária-adjunta de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (ME), Elise Gonçalves.
Redes TransformaGov
Além dessa iniciativa, a Secretaria de Gestão (Seges) proporciona um ambiente de cooperação entre as unidades regionais de órgãos e entidades do governo para também implementar as medidas estratégicas do programa fora de Brasília. Nesse caso, a parceria local entre elas se estabelece por meio de colaboração e constituição da Rede TransformaGov, que, neste ano, se organizou em nove estados: Pará, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Goiás, Rondônia, Maranhão e Piauí.
O objetivo é promover a troca de experiências, nivelar as práticas gerenciais e propiciar a implantação de soluções de eficiência administrativa entre as unidades. Elas são convidadas pela Seges a participar de ações de modernização e estímulo à digitalização de rotinas produtivas e serviços públicos, diminuindo a burocracia, compartilhando recursos e boas práticas, tais como o TáxiGov, o Racionaliza, o Almoxarifado Virtual Nacional e o Enap em Rede.
A Rede TransformaGov é coordenada localmente por gestores da Seges, com o intuito de ampliar a economicidade na Administração Pública. Também estimulam a interlocução com atores estaduais, municipais e demais setores envolvidos na implementação dessas soluções.
“Para o ano que vem, o ministério pretende fortalecer ainda mais a parceria com as representações administrativas de órgãos e entidades federais nos estados, bem como aprimorar o que foi feito e alcançar melhores resultados quanto à simplificação administrativa e transformação institucional”, explica Elise Gonçalves. Para isso, a Seges abriu consulta pública e distribuiu aos gestores formulário para que eles mesmos apontem, com base na própria experiência com a Rede TransformaGov, o que é possível desenvolver para tornar a Administração Pública mais integrada, eficaz e eficiente.