Notícias
CAPACITAÇÃO
Ministério da Economia e Enap vão preparar líderes para gestão ágil em transformação digital
Gestores e agentes públicos que ocupam função de liderança podem aprimorar suas habilidades de gestão de projetos e de equipes de forma on-line e totalmente gratuita por meio de sete cursos que compõem a Certificação Avançada Gestor Ágil para Transformação Digital. Os cursos – lançados numa parceria entre o Ministério da Economia e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio de outras instituições na formação de conteúdo – auxiliam a desenvolver o conhecimento de métodos ágeis de gestão na Administração Pública.
Aberta a todos os interessados na temática, a capacitação possui carga horária total de 175 horas, mas as atividades podem ser acompanhadas a qualquer tempo e até mesmo simultaneamente, desde que sejam concluídas dentro de um ano a partir da inscrição no primeiro curso. Além da certificação avançada, o aluno receberá também os certificados individuais dos cursos que concluir e pode aproveitá-los para sua formação em outras certificações avançadas, como a de Transformação Digital, também com inscrições abertas.
A capacitação de agentes públicos na transformação digital foi assunto debatido na Semana de Inovação 2021, promovida em novembro pela Enap. A participação da Secretaria de Governo Digital no evento trouxe reflexões sobre a importância de impulsionar a formação de líderes com pensamento ágil de gestão. “Os líderes de projetos de transformação digital de governo precisam desenvolver uma série de competências para entregar os resultados esperados. Ágil, design e soft skills são conhecimentos essenciais nesse contexto”, afirma o secretário de Governo Digital Fernando Coelho Mitkiewicz.
Até o final do próximo ano, a meta do governo federal é digitalizar 100% dos serviços públicos federais. E o programa de formação faz parte dessa estratégia, visando à capacitação dos agentes públicos focada no benefício ao cidadão. “Tem muita tecnologia disponível para todos os órgãos e segmentos públicos. O desafio é dar aplicação a elas para entregar as políticas públicas que a população brasileira espera. Capacitar nossos líderes implica aumentar a efetividade das ações”, complementa o secretário. O avanço da transformação no governo caminha a passos largos: 72% dos mais de 4,8 mil serviços públicos de todos os órgãos do governo federal já são digitais.
Conheça os cursos:
- Desenvolvendo times de alta performance: parceria da Receita Federal com a Enap, aborda o conhecimento e o desenvolvimento de competências gerenciais, além da vivência do exercício da liderança, fundamentais no ambiente de trabalho contemporâneo.
- Ágil no contexto do serviço público: pretende mostrar a mentalidade Ágil no gerenciamento de projetos e nas execuções de ações públicas, apresentando aspectos teóricos da mentalidade ágil e do movimento, seus desafios e possibilidades.
- Liderança e gestão de equipes: apresenta contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas e ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões.
- Scrum no contexto do serviço público: a partir da compreensão de que o cenário brasileiro e as tendências em outros países apontam para o permanente aprimoramento do uso que se faz das novas tecnologias para a resolução de problemas concretos que melhorem a vida do cidadão, se propõe a preparar servidores públicos para a aplicação do framework do Scrum (ou seja, a estrutura metodológica com um conjunto de instruções utilizadas para implementar os métodos ágeis) no gerenciamento de projetos e na execução de ações públicas.
- Inteligência emocional: a gestão emocional excelente é a possibilidade do ser humano autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para consigo e em sociedade, permitindo a construção de uma mentalidade de crescimento e, a partir disso, a atuação de maneira produtiva e congruente na carreira e vida pessoal.
- Princípios do Design Thinking em Governo: aborda os fundamentos de Design Thinking, apresentando formas inovadoras para entender melhor os problemas e as soluções que podem ser desenvolvidas.
- Design Thinking aplicado à educação: apresentar conceitos, características principais, exemplos da abordagem do Design Thinking (DT), além de técnicas e ferramentas que poderão ser utilizadas na aplicação da abordagem do DT na educação.