Notícias
EDUCAÇÃO
CRSFN e CRSNSP apoiam a realização da 8ª Semana Nacional da Educação Financeira
Os Conselhos Recursais CRSFN e CRSNSP, responsáveis pelo julgamento de processos sancionadores no âmbito dos Sistemas Financeiro Nacional e de Seguros Privados, apoiam a disseminação da educação financeira no pais como indutor para a estabilidade e sustentabilidade de ambos os sistemas. O tema é de importância mundial e é objeto da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) que tem como principais agentes os órgãos reguladores dos mercados: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Adriana Toledo, presidente do CRSFN e do CRSNSP, participou, nesta segunda-feira (8/11), no Tocantins, de evento online integrante da agenda da 8ª Semana Nacional de Educação Financeira. Promovido pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Estado e participante da Semana ENEF de 2021, o debate teve como tema “A relação família, gastos e pandemia a partir da educação financeira na escola”. O painel tratou da importância da inclusão da educação financeira no âmbito escolar como forma de contribuir para a saúde financeira coletiva, especialmente em tempos de pandemia.
A presidente dos Conselhos pôde contar um pouco de sua experiência como membro do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), instância criada para gerir a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e implementar ações de conscientização sobre saúde financeira, potencializar escolhas de consumo consciente e fortalecer a solidez dos mercados. Nesse sentido, e diante do contexto de crise sanitária em 2020 e 2021, o desequilíbrio no orçamento familiar foi intensificado pelo aumento do consumo, ampliação do desemprego e juros crescentes. Para Adriana, o cartão de crédito foi o inimigo número um do orçamento familiar. Dados da CNC mostram que, até outubro de 2021, cerca de 74% das famílias brasileiras estavam endividadas.
Paralelamente, a presidente dos Conselhos aponta a percepção de significativo aumento pela busca de conhecimento sobre educação financeira, inclusive como maneira de prevenir que situações de endividamento se agravem. O papel da educação financeira nas escolas é fundamental para o entendimento do consumo consciente por parte das crianças e adolescentes. Adriana destaca a vanguarda assumida pela Secretaria de Educação do Estado do Tocantins ao levar a educação financeira para as escolas, com alcance além das salas de aula, já que os ensinamentos aos jovens ajuda na segurança financeira familiar tornando-se ferramenta para alcançar toda a população. O debate contou também com a participação de Alessandra Godoi, articuladora técnico-pedagógica da Superintendência de Educação Integral da Secretaria de Educação de Goiás, e Rafaela Tavares, pesquisadora da Universidade de Coimbra.
Participe e ajude a divulgar a Semana ENEF:
A semana ENEF ocorrerá do dia 08 a 14 de novembro de 2021, com participação de especialistas na área, dos órgãos reguladores (Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários e Superintendência de Seguros Privados) e de vários outros agentes do mercado. Consulte a programação aqui semanaenef.gov.br
Plataformas com conteúdo gratuito para consulta e aprimoramento:
https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/emtemposdecoronavirus
https://meubolsoemdia.com.br/
Baixe o livro: Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF (O livro traz um apanhado dos 10 anos da Estratégia Nacional de Educação Financeira na visão de professores e técnicos que atuam na sua disseminação e desenvolvimento.)
Assista evento na íntegra: 8ª Semana Nacional da Educação Financeira no Tocantins