Notícias
Internacional
Paulo Guedes reforça compromisso com medidas de desenvolvimento sustentável
O ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou nesta quinta-feira (5/7), em Brasília, o apoio às medidas do governo federal em favor dos compromissos de desenvolvimento sustentável assumidos internacionalmente. Ele recebeu a visita do presidente da 26ª Conferência das Partes (COP-26) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC), Alok Sharma, e do embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson.
Durante o encontro, Guedes destacou a experiência do Brasil com a geração de energia renovável e a importância de sua participação na matriz energética. Ele frisou que o Ministério da Economia (ME) tem promovido medidas para melhorar o ambiente de negócios no país e salientou que a pasta continua a apoiar medidas do governo federal para cumprir os compromissos de desenvolvimento sustentável assumidos no âmbito internacional.
Alok Sharma relatou ao ministro brasileiro as atividades que estão sendo realizadas no Reino Unido para promover o desenvolvimento sustentável. Citou, por exemplo, o significativo aumento da geração de energia eólica, em lugar da geração a partir de fontes não-renováveis.
Também participaram do encontro o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do ME, Roberto Fendt, o secretário especial adjunto de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, João Rossi, e o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais, Erivaldo Gomes.
A Conferência das Partes (Conference of the Parties, COP) é o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. A COP reúne todos os países signatários da Convenção-Quadro. Em suas reuniões, os participantes avaliam os progressos e as dificuldades nas questões envolvendo as mudanças climáticas, além dos impactos causados por essas mudanças nos âmbitos econômico, ambiental e social.