Notícias
MODERNIZAÇÃO
Economia debate melhoria do potencial turístico do litoral do Rio de Janeiro
Alterações na legislação ambiental, com o objetivo de reduzir a insegurança jurídica e a burocracia na aprovação de empreendimentos, foram um dos itens da pauta de reuniões realizadas pelo Ministério da Economia, governo do estado do Rio de Janeiro e prefeituras de Angra dos Reis e Parati (RJ), além de empresários locais, para debater formas de aproveitar melhor o potencial turístico da região. Foi definido um plano de ação para cada órgão participante da reunião simplificar, desburocratizar e impulsionar o turismo, considerado uma alavanca para o setor produtivo e a economia local.
As reuniões, realizadas na sexta-feira (13/8) e sábado (14/8), em Angra dos Reis e Parati, tiveram a participação do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Carlos Da Costa. Segundo levantamento da Sepec, entre os principais entraves que impactam o setor de turismo na região estão: a baixa qualidade da infraestrutura (malha rodoviária e comércio no entorno do destino); a falta de diversificação da malha aérea; dificuldades para se obter a licença ambiental; a segurança, além da falta de flexibilidade da legislação trabalhista.
O secretário especial Carlos Da Costa reconheceu que muitos dos entraves que os empreendedores enfrentam está na burocracia. "Infelizmente essa é realidade de quem produz no nosso país. Por isso temos trabalhado com várias medidas para mudar essa situação, como a Lei da Liberdade Econômica; a MP do Ambiente de Negócios; a redução do Custo Brasil; entre outras. Um melhor ambiente de negócios é essencial para alavancar a economia e o turismo da região”, destacou.
Para a coordenadora-geral de Ambiente de Negócios e Competitividade do Setor de Serviços do Ministério da Economia, Laira Curado, é de suma importância debater sobre a desburocratização nessa região. "Temos que desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios, principalmente, no que diz respeito à obtenção de licença ambiental. Com isso podemos facilitar o desenvolvimento sustentável da infraestrutura local, tornando a região mais atrativa para turistas, empreendedores e investidores” enfatizou Laira.
Participaram da agenda o senador Flávio Bolsonaro (Patriota / RJ); a deputada estadual Célia Jordão (PRP/RJ); o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, Vinícius Farah; o secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Reis (Tutuca); o secretário de Governo de Angra dos Reis, Claudio de Lima Sirio; o secretário de Planejamento de Angra dos Reis, André Luiz Gomes Amazonas; o secretário de Meio Ambiente de Angra dos Reis, Mario Sérgio da Glória Reis; o secretário de Esporte de Angra dos Reis, Vitor Henrique Simões Padilha de Souza; o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão; e o prefeito de Paraty, Luciano Vidal.
Também estiveram presentes a secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Débora Moraes da Cunha; o diretor do Departamento de Ordenamento, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, José Medeiros Nicolau; o presidente do Instituto de Meio Ambiente de Angra dos Reis, Mário Reis; e o superintendente regional do Sebrae/RJ, Rodrigo Mendonça e equipe. As reuniões foram acompanhadas ainda por empresários da região como: Roberto Mourão, da Albatroz Planejamento Turístico e Ambiental; Leo Edward Slezynger; Ulisses Covas, presidente do CVB de Angra; Ricardo Pinheiro, vice presidente de Operações da Gramado Parks e Luiz Alberto Alves Rolla do Angra Beach Hotel.