Notícias
GESTÃO
Programa TransformaGov é adotado pela Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fez nesta semana sua adesão ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), o que permitirá o aprimoramento dos processos administrativos internos. A fundação pactuou com o Ministério da Economia (ME) um plano de trabalho, e pretende promover transformações nas áreas de governança pública, gestão estratégica, gestão de pessoas, patrimônio e custeio.
A Fiocruz é uma das maiores instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, e tem se destacado como uma das frentes nacionais e internacionais na busca pela vacina contra a Covid-19.
“É com muito orgulho que pactuamos com a Fiocruz neste momento em que a instituição conjuga esforços de combate à pandemia e de simplificação administrativa”, comemorou Cristiano Heckert, secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME. “Hoje, temos parceria com 73 órgãos e entidades empenhados em transformar seus processos internos e entregar serviços públicos cada vez melhores. O momento que passamos reforça o quanto é importante termos pessoas qualificadas e processos simplificados para trazer mais celeridade e qualidade na prestação dos serviços públicos.”
Uma das ações pactuadas é a adesão da fundação à Rede de Gestão Estratégica dos órgãos federais no Rio de Janeiro e nos demais estados onde haja rede em funcionamento, além de capacitações para os servidores envolvidos no programa. As redes são formadas por representantes de instituições federais em funcionamento nos estados e visam incentivar as ações de cooperação interinstitucional e disseminar boas práticas de gestão governamental. Já para a área de gestão de pessoas estão previstas a implementação do sistema de registro eletrônico de frequência (Sisref), do Programa de Gestão – que permitirá a adoção da modalidade de teletrabalho –, e o estabelecimento de perfis para ocupação de cargos em comissão de níveis 5 e 6.
Outro aspecto importante do TransformaGov é a possibilidade de racionalizar espaços e reduzir os custos de ocupação predial dos órgãos e entidades públicas, com a participação da Fiocruz na identificação das oportunidades de compartilhamento em prédios públicos. Também está prevista no plano de trabalho a implantação do Almoxarifado Virtual Nacional e um conjunto de ações para aprimoramento da gestão das transferências de recursos da União – como a adesão à Rede +Brasil.