Notícias
GESTÃO
Governo federal avança na implantação da gestão estratégica em órgãos e entidades
O governo federal tem avançado na implantação da gestão estratégica nos órgãos e entidades do Poder Executivo. Das 83 instituições monitoradas, 69 já elaboraram seu Plano Estratégico Institucional e estão avançando no monitoramento trimestral desses documentos. Quando se avalia a maturidade dessas instituições em relação às diretrizes do órgão central para o tema, há um avanço de mais de 10% em relação a janeiro, elevando de 51,39% para 62,41% o alinhamento com as orientações, o que indica um aprimoramento da gestão e governança dentro das organizações públicas. O padrão foi estabelecido pela Instrução Normativa nº 24, publicada em março de 2020 pelo Ministério da Economia (ME).
“É muito importante que os órgãos estejam alinhados e com maturidade crescente em gestão estratégica, pois isto impacta diretamente em melhores políticas públicas e serviços ao cidadão”, diz Cristiano Heckert, secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME.
Segundo a IN, a gestão estratégica é entendida pelo processo que busca obter a melhor relação entre estratégia, estruturas, recursos de toda ordem e processos de trabalho. A partir desse procedimento, são tomadas decisões com o propósito de conduzir, monitorar e avaliar a execução de projetos, programas, atividades e ações de uma instituição. “Tudo isso em busca de eficiência, eficácia e efetividade na produção dos resultados desejados”, complementa Heckert.
O percentual se refere ao cumprimento dos órgãos da IN nº 24 sobre gestão estratégica e não contempla os institutos federais de ensino e as universidades federais. Acesse mais informações sobre o tema.