Notícias
Covid-19
Receita Federal faz nova doação de bebidas e perfumes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas para fabricação de álcool em gel
A Receita Federal em Varginha (MG) fará nova entrega de bebidas alcoólicas e perfumes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Ifsuldeminas) para o projeto social de prevenção e combate à transmissão do novo coronavírus. Ao todo, serão doados 1.140 frascos de perfumes e 5.328 garrafas de bebidas, oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, como resultado de diversas operações de combate ao contrabando realizadas pela Receita Federal.
Os produtos serão transformados em álcool em gel 70% pelo Instituto e, posteriormente, doados para entidades beneficentes e instituições de diversos estados.
O auditor fiscal e delegado da Receita Federal em Varginha, Michel Lopes Teodoro, ressalta o trabalho realizado pela equipe da Receita Federal para viabilizar as doações. “Nós entramos em contato com diversas de nossas unidades, em vários pontos do país, para localizar materiais apreendidos que possam ser transformados em álcool em gel. O interesse em fazer a prevenção ao novo coronavírus e ajudar a comunidade de forma geral é de toda Receita Federal”.
Sobre o projeto
Desde o início do projeto de prevenção ao novo coronavírus, em março, a Receita Federal já doou quase 60 mil litros de bebidas e perfumes apreendidos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Com o material, já foram produzidos mais de sete mil litros de álcool em gel e glicerinado 70%, que foram destinados a mais de 200 instituições da região Sul do estado mineiro, em 61 municípios.
“Somos gratos a essa importante parceria com a Receita Federal. Iniciamos nossas produções na unidade do campus Inconfidentes e, graças ao crescimento das ações e recursos recentes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia (Setec), estamos ampliando nossa capacidade de produção de álcool em gel também no campus Machado. É uma parceria em que todos são beneficiados, principalmente as instituições voltadas à saúde e à segurança pública”, destacou o reitor do Ifsuldeminas, Marcelo Bregagnoli.
Esta é a quarta doação da Receita Federal ao Instituto. A primeira entrega, realizada em março, foi de aproximadamente 21 mil litros, provenientes de apreensões no sul do estado. Na segunda doação, também feita no mês de março, foram doados aproximadamente nove mil litros, apreendidos no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Em abril, ocorreu a terceira doação, que contou com o apoio da Marinha para o transporte de aproximadamente 30 mil litros de bebidas e 1.400 frascos de perfumes, apreendidos no Rio de Janeiro.