Notícias
PARCERIAS DE INVESTIMENTOS
Realizada audiência do projeto de PPP de iluminação pública de Campinas (SP)
Foi realizada nesta terça-feira (15/9) audiência pública do Projeto de Parcerias Público-Privadas (PPP) de Iluminação Pública de Campinas (SP), que contempla o desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.
A atividade foi realizada em ambiente virtual e contou com a participação de 247 pessoas. Esta é uma etapa fundamental na estruturação do projeto, para seu aprimoramento e para divulgação à população de Campinas e potenciais investidores.
O projeto foi financiado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Ministério da Economia e pelo Banco Mundial, por meio do Fundo de Apoio às Concessões e Parcerias de Entes Federados (FEP) e do Global InfrastructureFund (GIF). A iniciativa é apoiada também pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e foi estruturada pela Caixa e pelo InternationalFinance Corporation (IFC),órgão especializado em parcerias de infraestrutura do Banco Mundial.
Por meio dessa PPP– com previsão de investimentos de R$ 256 milhões– serão modernizados 122 mil pontos de iluminação pública, com uso de lâmpadas de LED e telegestão, medidas que irão possibilitar a redução do consumo de energia para a metade do atual, melhorando a qualidade dos serviços e valorizando os espaços urbanos, como os pontos turísticos da cidade, além de contribuir para a redução da criminalidade no município.
O PPI foi representado na audiência pública pelo diretor da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos, Manoel Renato Machado Filho, que destacou o compromisso institucional do PPI, da Caixa e do IFC com os produtos técnicos elaborados, a importância dos investimentos oriundos dessa PPP para a retomada da economia do município, principalmente no cenário pós-pandemia da Covid-19, além da melhoria da sensação de segurança da população.
Próximos passos
A consulta pública do projeto se encerra no dia 28 de setembro.Há expectativa de que o edital seja publicado até novembro e a abertura das propostas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) realizada ainda este ano.