Notícias
Gestão
Ministério da Economia abre licitação para implantar TáxiGov em Rondônia
O Ministério da Economia vai levar o serviço de transporte terrestre de servidores, empregados e colaboradores para os órgãos e entidades federais localizados em Porto Velho (RO). Para isso, a Central de Compras do governo federal publicou uma Intenção de Registro de Preços (IRP) com o objetivo de levantar quais instituições têm interesse em modernizar o sistema de transporte terrestre de seus servidores. Os órgãos e entidades deverão lançar suas demandas até o dia 18 de setembro de 2020, por meio do Portal de Compras (www.comprasgovernamentais.gov.br). A medida poderá atingir cerca de 11 mil pessoas localizadas na capital do estado.
“Levar o Táxigov a mais um estado faz parte do compromisso de tornar a administração pública mais eficiente, por meio da economia de recursos e da melhor prestação de serviços, inclusive para nossos servidores e colaboradores”, afirma o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert.
A licitação do TáxiGov no estado de Rondônia está em fase de levantamento da demanda. Além de quantificar os órgãos e entidades que têm interesse em utilizar o serviço, será levantado o valor anual estimado da contratação, quantos quilômetros serão rodados, ao ano, nos deslocamentos a serviço, entre outras informações.
A IRP permite a contratação de serviços de táxi ou de transporte individual de passageiros, ou prestação de serviço de transporte por locação de veículos, com área de atuação em Rondônia. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser renovado até o limite de 60 meses. Entre as exigências do contrato está que os carros tenham quatro portas, ar-condicionado e monitoramento via aplicativo com GPS.
O modelo de transporte de servidores por meio de aplicativo incorpora o conceito de serviços por demanda, trazendo outros benefícios como a avaliação dos serviços pelo usuário final, maior transparência com o uso intensivo de tecnologia, menor esforço de gestão dos serviços e mitigação da ociosidade.
Expansão
O TáxiGov já está presente em 86 órgãos e entidades. Até o momento, a medida gerou uma economia de mais de R$ 26 milhões e também possibilitou o leilão de 137 veículos, que deixaram de ser utilizados pelos órgãos da administração pública. A venda desses carros resultou numa arrecadação de R$ 1,9 milhão. Outro ganho do TáxiGov está relacionado aos mecanismos de gestão pública. Mais de 60 contratos de transporte terrestre de servidores e colaboradores foram encerrados com a adoção do modelo, o que significa simplificação.
A licitação faz parte do projeto de expansão do TáxiGov para órgãos e entidades localizados nos demais estados da Federação. A expectativa é de que, ainda neste segundo semestre, o modelo esteja implantado em cidades como Florianópolis, Belo Horizonte, Cuiabá, Salvador, Natal e Porto Alegre.