Notícias
GESTÃO
Enap é o 32° órgão do governo federal a aderir ao TransformaGov
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é o 32º órgão do governo federal a aderir ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). A cerimônia de assinatura do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) da Escola será realizada nesta terça-feira (29/9), a partir das 17 horas. O programa – feito em parceria pelo Ministério da Economia (ME) e a Presidência da República – tem o objetivo de modernizar a gestão e otimizar a implantação de políticas públicas.
“A Enap tem tradição e expertise em modernização da gestão. Nesse sentido, o PGT da Escola é bem sucinto, mas foi importante para mapearmos oportunidades de desenvolvimento de novas soluções para a Administração Pública”, explicou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. Segundo ele, a Escola já apresentou novos instrumentos de avaliação de políticas públicas e propôs, ainda, a criação de trilhas de formação de consultores executivos que trabalharão na implantação do teletrabalho nos órgãos. “O trabalho remoto já era uma expectativa, mas a pandemia acelerou esse processo e, por isso, precisamos de pessoal qualificado nesse sentido”, destacou o secretário.
Melhorias
A partir da adesão ao TransformaGov, a Enap estabeleceu que até março de 2021 deverá implementar a solução de Protocolo Digital – instrumento que permite o envio de documentos digitais por usuários externos previamente cadastrados – e, também, fará a adesão ao Painel Raio-X até novembro deste ano. A ferramenta consolida um conjunto de dados como, por exemplo, o orçamento primário, composição e as características do pessoal, a estrutura de cargos e funções e o acompanhamento do gasto com custeio administrativo.
Em 2019, a Enap emitiu 425 mil certificados de conclusão de cursos e registrou 975 mil matrículas, além de ter oferecido 137 cursos de educação a distância e feito 28 parcerias com instituições de ensino estaduais. “É uma potência que agora terá ainda melhores instrumentos de gestão”, comemorou Heckert. Até o fim do ano, o Ministério da Economia espera levar o TransformaGov a 82 órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
TransformaGov
Instituído pelo Decreto nº 10.382/2020, o TransformaGov reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo já desenvolvidas pelo ME para apoiar os órgãos da Administração Pública Federal. O programa compreende ações em quatro dimensões: Governança e Gestão Estratégica; Processos; Gestão de Pessoas; e Arranjos institucionais e estruturas organizacionais.