Notícias
GESTÃO DE PESSOAL
Centralização dos serviços de aposentados e pensionistas chega à quarta etapa
Foi concluída em setembro a quarta etapa de centralização dos serviços de aposentados e pensionistas das superintendências e gerências de administração regionais da Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe e dos médicos peritos do INSS. Os serviços dos inativos e pensionistas são centralizados no Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos – Decipex, que integra a estrutura da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia – SGP/ME.
O procedimento de centralização, que nessa quarta etapa totalizou 13.080 aposentados e pensionistas, é fruto de uma ação conjunta do Programa Unifica, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e do Decipex/SGP. A meta é atingir 100% dos aposentados e pensionistas do ME 83.506 pessoas, até março de 2021.
Os ganhos de gestão são muitos, mas os principais passam pela padronização do processo de concessão de aposentadoria e de pensão, implantação de novo modelo de atendimento de pessoal e a digitalização do acervo documental dos aposentados e pensionistas.
O Decipex lembra, no entanto, que a gestão dos servidores ativos foi mantida nas unidades regionais, que também prestarão o atendimento de todo o público: ativos, inativos e pensionistas.
No mês de outubro, serão centralizadas as folhas de mais seis estados: Amazonas, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, chegando ao percentual aproximado de 60% do total da folha de aposentados e pensionistas do ME a ser centralizado no Decipex.
Sobre o Programa Unifica
Lançado em março de 2019, o Programa Unifica nasceu com objetivo de implementar um novo modelo de prestação de serviços de Administração e Logística, Orçamento e Finanças, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas visando à centralização e especialização, redução de custos e eficiência na execução dos processos transacionais, considerando a otimização de espaço físico, aproveitamento e redistribuição da força de trabalho.
Em agosto do ano passado, a SGC criou a Central de Atendimento de Pessoal (Cape), em Brasília, que unificou as unidades de atendimento aos servidores ativos, inativos e pensionistas do Ministério da Economia na capital federal, com previsão de expansão para as demais unidades até 2021.
O Programa está estruturado em três principais frentes:
1) Diagnóstico e integração de processos, que busca a construção de modelo de centralização e integração de processos de Administração e Logística, a centralização da folha de pagamento e a implantação da Central de Atendimento de Pessoal (Cape) nos estados.
2) Novo modelo de prestação de Serviços da SGC, com a finalidade de implementar uma Central de Serviços, um processo de relacionamento com o cliente, além de organização e padronização de processos.
3) Implementação de padrão de ocupação e parâmetros para dimensionamento de ambientes em imóveis ocupados por órgãos do Ministério da Economia. compartilhamento de espaços físicos, além da guarda de acervo documental.