Notícias
força-tarefa
Operação investiga falsificação de documentos na Paraíba
Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (7/7), a operação Apate, realizada pela Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista, para desarticular crimes previdenciários ocorridos contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na cidade de João Pessoa, na Paraíba.
A investigação averiguou delitos que teriam sido cometidos por um contador, com falsificação de documentos particulares e inserção de dados falsos em sistemas governamentais.
As condutas podem ser tipificadas como estelionato qualificado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e demais delitos a serem apurados com o decorrer da investigação, que ainda não identificou a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários e trabalhistas.
O nome da Operação Apate remete ao espírito da mitologia grega que personificava o engano, o dolo e a fraude. A operação foi composta por equipe com quatro policiais federais e dois servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.