Notícias
Gestão
Economia participa de debate sobre melhoria na gestão de prédios públicos
O Ministério da Economia (ME) participou, nesta quarta-feira (7/10), do Congresso Brasileiro de Facility Management, Property & Workplace, que reuniu especialistas para discutir temas como sustentabilidade, tecnologia, setor público e gestão. Com o formato totalmente online, o Ministério foi representado pela equipe da Secretaria de Gestão, que fez apresentação sobre a contratação de facilities – conjunto de serviços que compõem a administração predial do serviço público – no governo federal. No Poder Executivo, são gastos R$ 35 bilhões por ano no custeio administrativo das instituições.
“Estamos permanentemente buscando formas de gerar mais eficiência na gestão dos órgãos públicos”, diz Cristiano Heckert, secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. “A contratação integrada de serviços administrativos gera economia não apenas por concentrar em uma única licitação, mas também por desonerar os servidores públicos da gestão dos contratos, e, assim liberando-os para reforçar as áreas finalísticas dos órgãos”, explica ele.
No momento, o ME realiza projeto piloto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Segundo o secretário, trata-se de uma inovação no serviço público e torna possível a contratação de serviços de gestão da ocupação de imóveis, reunindo em um único contrato demandas de gerenciamento, operação e manutenção dos prédios do governo. “As despesas vinculadas à ocupação predial estão entre as mais relevantes do custeio administrativo”, complementa Heckert.
O prédio sede do MMA na Esplanada dos Ministérios, Bloco B, conta com 22.164,47 m² de área construída, onze pavimentos, cinco elevadores, população fixa de 1.500 pessoas e cerca de 400 flutuantes por dia. Somente este prédio tem custo de R$ 9,2 milhões/ano de custeio administrativo com atividades como copeiragem, manutenção predial, recepcionistas, entre outros. Ainda em 2020, será contratado o laudo predial deste projeto de melhorias e otimização dos recursos do órgão. A licitação para a contratação integrada de facilities será feita no ano que vem.