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GESTÃO
TáxiGov.br começa a ser implementado em Belo Horizonte
O transporte administrativo dos servidores federais que atuam em Belo Horizonte está mudando. Nesta segunda-feira (23/11), a Advocacia-Geral da União (AGU) tornou-se o primeiro órgão a utilizar o TáxiGov.br no estado. Em breve, outros 25 órgãos públicos que participaram do processo licitatório também implantarão o modelo desenvolvido pelo Ministério da Economia (ME). A medida deve gerar uma economia de R$ 14,3 milhões por ano aos cofres públicos.
“Trabalhamos para modernizar a gestão pública e ofertar soluções que facilitem o dia a dia de trabalho dos servidores”, observa o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert. “O TáxiGov.br vai simplificar e agilizar o transporte administrativo dos servidores que, em pouco tempo, vão sentir a diferença de qualidade.” Segundo ele, o serviço funcionará em caráter piloto e será testado pela AGU e supervisionado pela Central de Compras, pertencente à estrutura do Ministério da Economia. Após o piloto, o serviço será implantado nas demais instituições.
Entre os órgãos a serem atendidos estão a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Banco Central, diversas agências reguladoras e o governo do estado de Minas Gerais. “Em breve, o TáxiGov.br atenderá cerca de 48 mil servidores em Belo Horizonte. A participação do governo estadual na implantação demonstra o quanto boas soluções podem e devem ser compartilhadas”, diz Heckert.
Expansão
A licitação faz parte do projeto de expansão do TáxiGov.br para órgãos e entidades de todo o Brasil. A expectativa é de que o modelo esteja implantado também em Florianópolis, Cuiabá, Salvador, Natal e Porto Alegre ainda este ano. Já as demais capitais devem ser contempladas em 2021.
Antes da implantação em Belo Horizonte, o modelo já estava presente em 86 órgãos e entidades. Até o momento, a medida gerou uma economia de R$ 26 milhões – o que representa uma redução de mais de 60% dos gastos do governo com transporte de servidores. “Essa redução nos gastos de custeio libera recursos para, por exemplo, investimentos em melhores serviços ao cidadão. Nós vamos continuar usando a tecnologia para alcançar esses bons resultados”, explica Heckert.
Leilão
Uma outra vantagem da adoção do TáxiGov.br está na redução da frota veicular. O uso do modelo de transporte via aplicativo possibilitou o leilão de 137 veículos, que deixaram de ser utilizados pelos órgãos da administração pública. A venda desses carros resultou numa arrecadação de R$ 1,9 milhão.