Notícias
Combate às fraudes
Receita Federal participa de investigação no combate à lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de entorpecentes
A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (4/11), a Operação Narco Broker, que visa desarticular organização criminosa suspeita de tráfico internacional de entorpecentes e lavagem de capitais, entre outros crimes.
A atuação da Receita Federal se deu por meio de cruzamentos e análise de dados fiscais, patrimoniais, bancários e financeiros, corroborando na identificação de patrimônio dos investigados e da origem dos recursos financeiros ilícitos provenientes dos crimes praticados. A partir de análises fiscais, foi possível identificar a aquisição de grande quantidade de bens móveis– notadamente veículos de luxo e imóveis de alto padrão– adquiridos geralmente por pessoas interpostas sem capacidade econômico-financeira, conhecidos como “laranjas”.
Estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão, sendo sete preventivas e duas temporárias. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Foram ainda deferidos 61 pedidos de bloqueios judiciais de contas identificadas dos investigados, 21 pedidos de sequestro de imóveis, 15 pedidos de sequestro e arresto de veículos, além de 21 quebras de sigilos fiscal e bancários.