Notícias
Parcerias de Investimentos
Integrantes do governo federal visitam Terminal Pesqueiro Público de Aracaju
Representantes do governo federal realizaram visita técnica às instalações do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Aracaju nos dias 11 a 13 de novembro. Estiveram presentes o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa), Jorge Seif; o diretor de Programa da Secretaria de Parcerias em Transportes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Leonardo Maciel; e o secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza, além de integrantes das Pastas mencionadas.
O planejamento para a instalação do TPP da capital sergipana é anterior a 2008. Em 2009, foi firmado convênio entre a União e o estado de Sergipe para reforma e ampliação do Terminal. Entretanto, as obras só tiveram início em 2015. Boa parte das instalações já foram concluídas e, até o momento, já foram gastos cerca de R$ 7 milhões.
Durante a visita, o secretário Jorge Seif anunciou um último repasse do governo federal no âmbito do convênio, no valor de R$ 3 milhões, para que sejam concluídas as instalações remanescentes pelo governo do estado, com previsão de entrega em janeiro de 2021, encerrando o convênio vigente.
Seleção da empresa
Em paralelo, as ações para a concessão do TPP de Aracaju seguem a contento. Atualmente, ocorre o processo de seleção da empresa que realizará os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental para a concessão do Terminal. Os estudos serão realizados em conjunto e concomitantemente para a concessão de outros seis Terminais Pesqueiros Públicos, além do de Aracaju: Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Vitória (ES), Santos (SP) e Cananéia (SP).
“A visita nos mostrou muito a realidade local e o potencial de Sergipe na pesca e produção de atum e de camarão. Existem diversas fazendas de produção de camarão situadas na região, em sua maioria tocadas por pequenos grupos familiares”, afirma o diretor de Programa da Secretaria de Parcerias em Transportes do PPI, Leonardo Maciel.
O TPP está em excelente localização – no centro da capital, com grande apelo turístico – e poderá oferecer aos futuros usuários melhor logística para fins de recepção, beneficiamento e comercialização, além dos cuidados sanitários necessários, de forma a agregar valor e potencializar a produção do estado no mercado local e nacional, além de propiciar melhor renda às famílias da região que vivem da pesca.
O TPP de Aracaju é um dos que apresenta melhor infraestrutura para o início das operações pelo futuro parceiro privado entre os terminais qualificados no PPI. A expectativa é que o Terminal tenha a capacidade de movimentar cerca de 14 mil toneladas por ano.