Notícias
Retomada Econômica
Guedes traça perfil otimista para recuperação da economia, em evento com empresários do setor de supermercados
O Ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou o sucesso do trabalho conjunto do governo federal e da rede de supermercados no Brasil para distribuição segura de alimentos durante este período de pandemia, que de acordo com ele foi responsável por manter “os sinais vitais da economia brasileira em funcionamento”. A declaração do ministro aconteceu, nesta quinta-feira (12/11), durante a sua participação em live, transmitida pelo YouTube, organizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em homenagem ao dia nacional do setor.
“Nós tínhamos uma ameaça de caos social, porque mesmo que as pessoas tivessem os recursos (auxílio emergencial), se não fosse o trabalho, os esforços e os protocolos que a rede de supermercados criou, as prateleiras estariam vazias”, afirmou Guedes.
Esforços conjuntos
O ministro destacou o “trabalho histórico” do Congresso Nacional para a implementação das Medidas Provisórias que permitiram adotar ações para enfrentar a emergência pública, durante o ápice da pandemia. Ele também exaltou os produtores agrícolas, que continuaram a produzir sem interrupção, e as redes de transporte e distribuição, que não deixaram faltar alimento na mesa do brasileiro durante o distanciamento social.
Guedes disse ainda que o governo, caso necessário, reduzirá tarifas de importação como um instrumento para controlar o aumento de produtos específicos, como fez com o arroz, e que a alta nos preços, tanto dos alimentos, quantos dos materiais de construção, deve ser transitória.
Afirmou, também, que a economia brasileira tem surpreendido, até mesmo a ele, que “já tinha uma visão otimista” do cenário, e que voltou a crescer em “V”, ou seja, a recuperação está ocorrendo com velocidade maior do que a queda, bem acima do esperado. Guedes disse, ainda, que a arrecadação de impostos, neste mês, “está extraordinária”. O consumo de energia elétrica e óleo diesel, importantes indicadores de atividade econômica, e as transações digitais entre companhias – as chamadas notas fiscais eletrônicas – também “apresentaram crescimento de dois dígitos”, afirmou o ministro.
Assista à participação do ministro na live Abras – Dia Nacional do Supermercado 2020: