Notícias
GESTÃO
TáxiGov modernizará transporte de 30 mil servidores federais em Porto Alegre
O transporte terrestre de 30 mil servidores públicos federais lotados em Porto Alegre será modernizado pelo Ministério da Economia (ME). Isso acontecerá em razão da Intenção de Registro de Preço (IRP) nº 12/2020, publicada no Portal de Compras Governamentais, que trata da implantação do TáxiGov na capital gaúcha. Órgãos e entidades da região têm prazo até 17 de julho para manifestar interesse em participar do processo licitatório.
“O TáxiGov já foi implantado no Distrito Federal, Rio de Janeiro e em São Paulo. Nessas localidades, resultou num melhor serviço para os servidores e reduziu os custos para a Administração Pública”, afirma o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert. O modelo já está presente em 86 órgãos e entidades, gerando, até o momento, uma economia de mais de R$ 25 milhões.
As orientações para os órgãos participarem do certame estão disponíveis no Portal de Compras Governamentais. A IRP permite a contratação de serviços de táxi ou de transporte individual de passageiros, ou prestação de serviço de transporte por locação de veículos, com área de atuação no Rio Grande do Sul. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado sucessivamente até o limite de 60 meses. O contrato exige que os carros tenham quatro portas, ar-condicionado e monitoramento via aplicativo com GPS.
O modelo incorpora o conceito de serviços por demanda, trazendo outros benefícios como a avaliação dos serviços pelo usuário final, maior transparência com o uso intensivo de tecnologia, menor esforço de gestão dos serviços e mitigação da ociosidade.
Para o secretário, a qualidade do atendimento também é um fator fundamental para a adoção da medida. “Além de permitir que o usuário solicite uma corrida por meio de aplicativo, conseguimos reduzir o tempo de atendimento das solicitações em 22% na comparação com os modelos pré-TáxiGov, melhorando, assim, a experiência do usuário.”
Expansão
A licitação faz parte do projeto de expansão do TáxiGov para órgãos e entidades localizados nos demais estados da federação. A expectativa é de que, até setembro, o modelo esteja implantado em Florianópolis, Belo Horizonte e Cuiabá. Em outubro, Salvador e Natal também utilizarão o serviço.
O TáxiGov também possibilitou o leilão de 137 veículos, que deixaram de ser utilizados pelos órgãos da administração pública. A venda desses carros resultou numa arrecadação de R$ 1,9 milhão.