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TRABALHO
Pedidos de seguro-desemprego aumentaram 12,4% de janeiro a maio de 2020
No acumulado de janeiro até maio de 2020, foram contabilizados 3.297.396 pedidos de seguro-desemprego, na modalidade trabalhador formal. O número representa um aumento de 12,4% em comparação com o acumulado no mesmo período de 2019 (2.933.894 pedidos).
Do total de requerimentos em 2020, 50,1% (1.653.040) foram realizados pela internet, seja por meio do portal Gov.br ou pela Carteira de Trabalho Digital, e 49,9% (1.644.356) foram feitos presencialmente. No mesmo período de 2019, 1,5% dos pedidos (44.427) foram realizados via internet e 98,5% (2.889.467) presencialmente.
Mensal
Com a publicação do Decreto n° 10.329, de 28 de abril de 2020, que definiu como essenciais as atividades de processamento do benefício do seguro-desemprego e de outros benefícios relacionados, diversas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de administração estadual e municipal, reabriram. As solicitações estão em patamar de regularidade.
Não foi mais verificado número atípico de beneficiários que ainda não tenham realizado a solicitação do seguro-desemprego. Cabe lembrar que o trabalhador tem prazo até 120 dias para requerer o seguro-desemprego e os pedidos podem ser feitos de forma 100% digital. Não há espera para concessão de benefício.
Em maio deste ano, foram contabilizados 960.258 pedidos para o seguro-desemprego. O número representa um aumento de 53% na comparação com o mesmo mês do ano passado (627.779) e de 28,3% na comparação com abril deste ano (748.540). No período, os três estados com maior número de requerimentos foram São Paulo (281.360), Minas Gerais (103.329) e Rio de Janeiro (82.584).
Sobre o perfil dos solicitantes, 41,3% eram mulheres e 58,7% homens. A faixa etária que concentrava a maior proporção de solicitantes era de 30 a 39 anos, com 32,3%. Em termos de escolaridade, 61,4% tinham ensino médio completo. Em relação aos setores econômicos, os pedidos estiveram distribuídos entre serviços (42%), comércio (25,8%), indústria (20,5%), construção (8,2%) e agropecuária (3,4%).
Foi possível verificar também que houve queda de 63,5% das requisições feitas presencialmente (225.905) em relação ao registrado em maio de 2019 (619.182). É possível constatar também que, com as medidas de isolamento social decorrentes da pandemia da Covid-19, os atendimentos via web (734.353) tiveram crescimento de 8.442% em relação ao mesmo mês do ano passado (8.597).
Atendimento
As Superintendências Regionais do Trabalho do Governo Federal ampliaram os esforços para garantir o atendimento não presencial aos cidadãos durante o período da pandemia da Covid-19. Foram criados canais adicionais de atendimento remoto.
Para dúvidas e esclarecimentos, o empregado pode acionar as superintendências regionais do trabalho por meio de formulário on-line ou ainda pelos telefones que podem ser verificados na página.
Neste site, há mais informações sobre as estatísticas do seguro-desemprego e é possível acessar boletins mensais, tabelas de séries históricas e notas conceituais.