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PREGÃO ELETRÔNICO
Implantação do TáxiGov em Cuiabá deve gerar economia anual de R$ 3,8 milhões
Está aberto pregão eletrônico para contratação de empresas de transporte de passageiros que queiram participar da implantação do TáxiGov em Cuiabá e região metropolitana. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser sucessivamente renovado até o limite de 60 meses. Entre as exigências do contrato está a de que os carros tenham quatro portas, ar-condicionado e monitoramento via aplicativo com georreferenciamento (GPS). Propostas podem ser enviadas até 7 de julho.
O valor anual estimado da contratação é de R$ 3,6 milhões, englobando 28 órgãos e entidades no estado. A previsão é de que sejam rodados quase 900 mil quilômetros no transporte de servidores, em deslocamentos a serviço, por ano. A expectativa de economia é superior a R$ 3,8 milhões ao ano, o que equivale a 51,5% menos do que o valor atualmente pago com o transporte de servidores na capital do Mato Grosso e arredores.
Cerca de 9 mil servidores poderão ser atendidos com a implantação do TáxiGov. Entre os órgãos que serão atendidos estão a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), vários campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Federal e tribunais regionais Eleitoral, Federal e do Trabalho.
Expansão
A licitação faz parte do projeto de expansão do TáxiGov no Brasil, que já está presente em 86 órgãos e entidades. A expectativa é de que o modelo esteja implantado também em Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador, Natal e Porto Alegre ainda no segundo semestre de 2020. Até o momento, a medida já gerou uma economia de R$ 25 milhões, representando redução de mais de 60% dos gastos do governo com transporte – no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. A adoção do modelo de transporte também possibilitou o leilão de 137 veículos, que deixaram de ser utilizados pelos órgãos da administração pública. A venda desses carros resultou numa arrecadação de R$ 1,9 milhão.
“Esse resultado demonstra o quanto a ampliação do TáxiGov é importante para a modernização da administração pública”, explica o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. “Esse crescimento reduz gastos e libera recursos para, por exemplo, investimento em melhores serviços ao cidadão.”
O modelo incorpora o conceito de serviços por demanda, trazendo outros benefícios como a avaliação dos serviços pelo usuário final, maior transparência com o uso intensivo de tecnologia, menor esforço de gestão dos serviços e mitigação da ociosidade.
“Nosso objetivo é melhorar os mecanismos de gestão existentes e a qualidade do atendimento ao servidor público usuário do serviço, com redução do tempo de espera em 22% na comparação com os modelos anteriores ao TáxiGov, além do aumento da disponibilidade de veículos”, conclui o secretário.