Notícias
COVID-19
Governo federal recebe doação de 10 toneladas de EPIs
O governo federal recebeu 10 toneladas de equipamentos de proteção individuais (EPIs) dos Emirados Árabes Unidos. O avião com as doações chegou ao Brasil na manhã desta segunda-feira (6/7) trazendo máscaras, testes rápidos, luvas, sanitizantes e roupas médicas para o combate ao novo coronavírus. O Ministério da Defesa será o órgão responsável pela logística para posterior distribuição pelo Ministério da Saúde.
O governo federal já recebeu mais de R$ 29 milhões em doações de serviços e materiais – entre eles álcool, ventiladores mecânicos e alimentos hospitalares, itens fundamentais no enfrentamento à Covid-19. Esta foi uma das maiores recebidas até agora. Empresas, governos de outros países e até mesmo particulares podem fazer doações.
Como doar
As doações podem ser realizadas de duas formas pelo Reuse.Gov: Chamamento Público ou Manifestação de Interesse. No Chamamento Público, o governo abre o edital indicando o objeto e as especificações da doação que a administração pública tem interesse em receber.
Esse chamamento não deve gerar ônus ou encargo para o governo e a gestão dos editais de divulgação fica a cargo da Central de Compras do ME. A etapa do recebimento de materiais e serviços é de responsabilidade de cada órgão.
Já na Manifestação de Interesse, que inclui doações com ou sem ônus para o governo, o usuário deve se cadastrar no portal Gov.br. Após completar o cadastro, basta acessar o site do Reuse e incluir as doações na opção “Quero doar”.
O interessado deve incluir as informações sobre o produto ou serviço, anexar fotos e indicar se a doação é para um órgão específico (opcional). Ao finalizar, a oferta do doador será analisada pela Central de Compras. Concluída a avaliação, o anúncio do doador será publicado automaticamente pelo Reuse e ficará disponível durante dez dias.