Notícias
EMPREENDEDORISMO
Secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade participa do 1º Encontro de Empreendedorismo e Inovação da Amazônia
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Carlos Da Costa, participou, nesta quarta-feira (2/12), do I Encontro de Empreendedorismo e Inovação da Amazônia, realizado no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). O evento, promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), deve reunir os principais projetos, produtos e serviços em biotecnologia e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em desenvolvimento na região.
Durante a abertura do encontro Carlos Da Costa destacou a importância de trazer o mercado e empresários para a região a fim de desenvolver os serviços e produtos amazônicos para que possam ser exportados. “Na maioria dos casos, o que precisa é uma melhoria no ambiente de negócios, formação de pessoas e uma melhoria, que as vezes é simples, na infraestrutura, e com isso nós podemos potencializar emprego e renda para os cidadãos da região”, pontuou.
Durante coletiva de imprensa, após a abertura do evento, o secretário falou do apoio do governo a iniciativas como essa. “Primeiro precisamos fortalecer o CBA, transformando-o numa fundação sólida, com recurso que possa apoiar startups e empresas que venham investir aqui. Em segundo lugar, estender o modelo da Zona Franca de Manaus para que possa apoiar empresas que hoje não são típicas da zona franca, mas que se baseiam em produtos da região. Como, por exemplo, os biofármacos, biocosméticos, pesca e vários outros setores”, disse.
Palestras
Até esta quinta-feira (3/12), cerca de 40 institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) e startups locais devem participar da programação, que contará com apresentações gratuitas e abertas ao público. As palestras incluem temas variados, como Polo Digital de Manaus, Polo de Bioeconomia, além do trabalho de startups como a Upnewlife e a Navegam, e de ICTs, como Sidia, Certi, INDT, iTriad, CITS e FPF, entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio da plataforma online de eventos Sympla.
Agenda
Em Manaus, o secretário também visitou algumas instalações fluviais que estão recebendo apoio da Sepec para a nova Amazônia Verde, entre elas, a balsa gaseira, que leva Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para Porto Velho (RO); a primeira balsa indústria da região busca açaí nas comunidades ribeirinhas e o processamento vai acontecendo ao longo da viagem, com total tratamento dos efluentes e usando energia solar; além da balsa-hotel, que aproveita a potencialidade turística da região também de maneira sustentável.