Notícias
GESTÃO
Cadastro digital já registrou 20 mil empresas aptas a fornecer bens e serviços para o governo
Os empresários interessados em vender bens e serviços para o governo federal podem se cadastrar gratuitamente no Sistema de Cadastro de Fornecedores do Governo Federal (Sicaf) sem a necessidade de intermediários ou representantes. Neste ano, quase 20 mil empresas aderiram ao Sicaf e estão aptas a participar dos processos licitatórios realizados pelo governo. Até o momento, foram movimentados cerca de R$ 27,2 bilhões em 48.222 processos de compras realizados no Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet). Os dados foram extraídos do Painel de Compras, nesta quarta-feira (9/12), pelo Ministério da Economia (ME).
“Imaginem que em alguns minutos o fornecedor poderá participar das licitações operadas pelo Comprasnet", observa o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade. "O processo de cadastro é simples, gratuito e rápido. Após esse procedimento, as empresas poderão participar de licitações realizadas por 11 mil unidades de compras. O governo mais digital garante essa oportunidade de acesso a um mercado que movimenta bilhões por ano.”
Segundo o secretário especial, o Sicaf pode ainda ser um concentrador de regularidade para o fornecedor. “Em apenas um sistema, é possível que o fornecedor verifique sua regularidade fiscal, da seguridade social, junto ao fundo de garantia, e justiça do trabalho, e muitas outras. É o governo trabalhando para modernizar e transformar a administração pública”, complementa.
Para se cadastrar, não é necessário se dirigir a nenhuma repartição pública ou levar a documentação. Todo o processo é feito on-line, gratuito e diretamente no Sicaf. “Não é necessário nenhum intermediário ou representante, todo o processo pode ser feito na palma da sua mão”, reforça Caio Mario Paes de Andrade. Atualmente, existem mais de 315 mil fornecedores cadastrados no Sicaf.
Estados e municípios
Todos os estados e mais de dois mil municípios também utilizam o Comprasnet. Neste ano, esses entes da federação movimentaram cerca de R$ 37 bilhões em compras realizadas no sistema do governo federal. No total, estados e municípios já realizaram mais de 82 mil processos licitatórios no ano.
“Participar dos processos de compras no Comprasnet é um ganho, tanto para estados e municípios, que podem utilizar um sistema robusto, e também para os empresários, que abrem as portas para um grande mercado”, explica Renato Fenili, secretário adjunto de Gestão. Diariamente, o Comprasnet divulga, em média, cerca de 7 mil itens para contratação, em 710 processos de compras.