Notícias
FISCALIZAÇÃO
Receita Federal participa de nova fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro
A Receita Federal – em parceria com o Ministério Público Federal e com a Polícia Federal – participa da Operação Tris in Idem, deflagrada na manhã desta sexta-feira (28/8) como um desdobramento da Operação Favorito, que têm como objetivo aprofundar as investigações de eventuais desvios de recursos por meio de Organizações Sociais (OS) responsáveis por administrar Unidades de Pronto Atendimento no estado do Rio de Janeiro, além de outros ilícitos praticados por meio de fornecimento de mão de obra terceirizada para diversos órgãos e pessoas jurídicas ligadas.
Com o aprofundamento das investigações, novos fatos foram relevados, principalmente, após a colaboração premiada de um integrante da cúpula do governo. Esta fase da operação visa obter mais provas dos fatos relatados pelo colaborador, que já foram corroborados por outros elementos de investigação.
Por meio do Escritório de Pesquisa e Investigação na 7ª Região Fiscal (Espei07), a Receita Federal vem participando das investigações desde seu início, com base em cruzamentos e análise de dados internos. A partir de análises fiscais, foram identificados pagamentos suspeitos envolvendo um escritório de advocacia e o recebimento de elevados dividendos pelo então candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, que teria permanecido apenas poucos meses como sócio de um outro escritório.
Participam da operação auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, que cumprem mandados de busca e apreensão, entre outros mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).