Notícias
GOVERNO DIGITAL
Projeto-piloto do INSS para prova de vida digital começa nesta quinta-feira (20/8)
Nesta quinta-feira (20/8), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início à realização de prova de vida por biometria facial. “Será uma experiência piloto com cerca de 500 mil pessoas que não fizeram a prova de vida até fevereiro deste ano e terão uma nova oportunidade”, informa o presidente do INSS, Leonardo Rolim.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia (ME) e a Dataprev. Os primeiros contatos com os segurados que participam desta primeira etapa começaram a ser realizados esta semana, por meio de mensagens enviadas por SMS, pela Central 135 e via e-mail. Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida. Por esse motivo, é fundamental que sigam as orientações quando contatados pelo INSS.
Leonardo Rolim destaca que a prova de vida digital “é mais uma inovação do INSS para facilitar a vida do cidadão, evitando que ele tenha que se deslocar para o banco neste momento de pandemia”. O beneficiário que participar do projeto piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não se trata apenas de um teste sem validade.
Prova de vida é obrigatória
Suspensa desde março deste ano devido às normas relacionadas à pandemia do novo coronavírus, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.
Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
Saiba mais: INSS inicia projeto-piloto de prova de vida digital